Categories: BrasilSão Paulo

Mais de 236 mil estudantes tiveram contato com a Covid-19 em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo estima que ao menos 236.841 crianças e adolescentes em idade escolar já tiveram contato com a Covid-19. Esse número representa 16% dos estudantes de ensino fundamental e médio da capital paulista.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo prefeito Bruno Covas e servirão de apoio para a decisão sobre a retomada nas aulas na capital.

Entre os dias 3 e 17 de setembro, subiu de 9,7% para 12,6% o percentual de estudantes da rede privada que apresentaram anticorpos. Na rede municipal, por outro lado, a taxa de prevalência passou de 18,4% para 17,6%. Também houve queda na rede estadual, de 17,2% para 15,4%.

A principal preocupação da volta às aulas é o elevado índice de alunos assintomáticos: 64,9%. Na rede municipal, o percentual chega a 71,3%.

“Esse é o cerne da preocupação da volta às aulas em São Paulo. É exatamente essa a questão que fez com que até agora a prefeitura restringisse”, afirmou o tucano, ao ser questionado sobre a possibilidade de as crianças transmitirem o vírus para familiares.

Covas informou que vai aguardar o resultado dos testes de Covid-19, feitos em professores e alunos da rede municipal, para decidir sobre a autorização para a volta às aulas em 3 de novembro. Os dados da primeira fase do censo serão divulgados na próxima semana.

A partir do censo, a prefeitura avaliará se mantém apenas as atividades extracurriculares, que começaram em 7 de outubro, ou retoma as aulas a partir de 3 de novembro.

A expectativa inicial era de que a volta às aulas fosse confirmada após o resultado do inquérito sorológico das crianças, divulgado nesta terça-feira (13). No inquérito, os exames não são feitos em todos, mas por amostragem.

A reabertura para atividades extracurriculares e para aulas regulares já havia sido autorizada pelo governo estadual para cidades que estivessem há pelo menos 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. O número de alunos é limitado a até 35%.

Na capital, apenas a abertura para atividade extracurricular e recuperação em outubro está liberada, com um limite no número de alunos de 20%. Até a última sexta-feira (9), 394 das 1.086 escolas estaduais retornaram e somente uma municipal.

O prefeito, que tenta a reeleição, vem sofrendo pressão sobre a volta às aulas. Pais de alunos de escolas particulares pediam a volta às aulas já em outubro. Por outro lado, sindicatos de professores defendem o retorno das atividades presenciais apenas em 2021.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

Morre o jornalista e apresentador Antero Greco, da ESPN, aos 69 anos

Luto no jornalismo esportivo. Morreu na madrugada desta quinta-feira (16), aos 69 anos, o jornalista e apresentador Antero Greco, vítima…

7 minutos ago
  • Carnaval/SP

Abrakadabra: Imperador do Ipiranga promete levar magia ao Anhembi

A Imperador do Ipiranga fez um dos mais belas apresentações do Grupo de Acesso 2 na folia deste ano. Considerada pelos…

49 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Rio de Janeiro

Mensagem gravada que Apolinho deixou para gerações futuras é revelada

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, na noite desta quarta-feira (15), aos 87…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Produtora dos shows de Ivete Sangalo e Ludmilla explica cancelamento de turnês

A produtora responsável pelas turnês "A Festa", de Ivete Sangalo, e "Ludmilla In The House', da cantora Ludmilla, publicou um…

2 horas ago
  • Rio de Janeiro

LUTO: morre no Rio o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

10 horas ago
  • Televisão

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos. Meninos do Virou Festa, um dos…

12 horas ago