Categories: Brasil

A cruel luta pela sobrevivência dos índios brasileiros, por Sidney Rezende

Ao lado do assustador desmatamento da floresta amazônica, que já acendeu a luz vermelha dos principais centros compradores de produtos brasileiros, o que se assiste agora é um ataque covarde e desproporcional contra os nativos do nosso país.

Os repetidos sinais do presidente Jair Bolsonaro favorável aos garimpeiros, grileiros, fazendeiros e invasores, conjugado à desmontagem das forças de fiscalização que restavam no Ibama e outros órgãos federais, colocam em risco a vida dos 900 mil indígenas que ainda resistem na luta por suas terras.

Ativistas brasileiros e estrangeiros denunciam que o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, é um dos inimigos dos povos indígenas e talvez o maior defensor no governo – depois do próprio presidente do Brasil – que mais trabalha para que a floresta venha abaixo e ela seja transformada em pasto para gado.

Mesmo com leis favoráveis aos direitos dos indígenas, e artigos constitucionais muito claros, nada disso tem sido suficiente para impedir a ação de invasores e os assassinatos de lideranças nos últimos meses.

O drama mais recente é o crescimento da propagação do coronavírus, que se diz criminoso, e que tem chegado às aldeias. Agora mesmo, surgiu outro problema. Militares estariam predispostos a dar cloroquina aos povos indígenas, medicamento de ineficácia já comprovada. O Exército fabricou grande quantidade do medicamento em nítido desperdício de dinheiro do contribuinte. O Ministério Público Federal está com uma investigação em andamento.

Na sexta-feira, o líder Dário Yanomami teve a oportunidade de relatar tudo isso ao vice-presidente general Hamilton Mourão. Chegou a circular que existiriam 20 mil garimpeiros ilegais em território Yanomami. O vice-presidente, para surpresa de todos, disse que isso não é verdade e que o número estimado é de “3.500”. Esta declaração foi o suficiente para ele ser massacrado nas redes sociais. “Faça alguma coisa, então!”, foi a frase mais repetida.

Leia abaixo as reivindicações dos indígenas:

1. A retirada de todos os invasores da Terra Indígena Yanomami;

2. A destruição de todo equipamento usado para a prática de crimes e a destruição de pistas de pouso clandestinas, que são utilizadas para abastecer o garimpo e alimentar a continuidade dos garimpeiros na TIY;

3. A prisão dos invasores e o avanço de investigações aprofundadas sobre a cadeia do ouro ilegal, que possam identificar e punir os responsáveis pelo financiamento do garimpo ilegal dentro da TIY;

4. A reabertura das Bases de Proteção etno ambiental de Serra da Estrutura e Korekorema e a manutenção da Base no rio Mucajaí, a fim de impedir que invasores continuem a entrar naTIY;

5. O fortalecimento da fiscalização no espaço aéreo de Roraima e Amazonas, a fim de identificar aeronaves que realizam voos clandestinos em direção à Terra Indígena Yanomami para abastecer a atividade garimpeira ilegal;

6. Um plano de alerta precoce e resposta rápido que possa ser rapidamente executado para retirar novos invasores;

7. A elaboração e implementação de um Plano de Proteção e Fiscalização da TIY por uma comissão interinstitucional incluindo o Exército, FUNAI, IBAMA, ICM Bio, Receita Federal, MPF, MJ e representantes indígenas.







Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Causa IndígenaDário YanomamidestaqueGeneral MourãoGoverno BolsonaroíndiosYanomami

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

15 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

17 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

17 horas ago