Categories: BrasilPolítica

Lula sobre Alckmin: ‘quero uma chapa para ganhar a eleição e mudar o País’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que pretende estimular a aliança com o ex-governador Geraldo Alckmin.

Em entrevista para a rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira (30), Lula elogiou o Alckmin e espera que ele se filie ao PSB, para que seja possível costurar um acordo nacional com o PT.

“Tive extraordinária relação com ele e quero uma chapa para ganhar a eleição e mudar o País”, declarou o ex-presidente.

Lula e Alckmin têm encontro marcado esta semana para uma nova conversa sobre o quadro político nacional. Trata-se da primeira reunião dos dois depois que foi divulgada a articulação de lideranças do PT e do PSB para tentar viabilizar uma chapa com Lula concorrendo à Presidência e Alckmin à vice.

Bastidores

As tratativas para tentar sacramentar os nomes mais importantes das siglas e já ocorrem há certo tempo, no entanto, nas últimas semanas, as negociações se intensificaram.

A avaliação dos petistas é a de que a imagem de Geraldo Alckmin é a última remanescente do histórico PSDB, de Mário Covas e Franco Montoro, o que reforçaria valores democráticos aliado a atenção aos problemas sociais do país.

Alckmin, que precisaria se filiar ao PSB, possui conversas avançadas com outros partidos, como o PSD de Gilberto Kassab, para se lançar candidato ao governo do estado de São Paulo e concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Apesar do resultado pífio na eleição presidencial de 2018, recebendo menos de 5% do total de votos, Alckmin lidera as pesquisas em São Paulo neste ano e tem boa aceitação do eleitorado local.

Lula fala sobre preço dos combustíveis

Na mesma entrevista, Lula afirmou que se for eleito em 2022 não manterá a política de paridade de preços na Petrobras, que subordina os valores dos derivados de petróleo nas refinarias ao mercado internacional.

“Essa política de preços não tem explicação nenhuma, a não ser pagar dividendos para os acionistas minoritários, é uma obrigação internacional”, disse o petista. Segundo ele, os preços dos combustíveis são uma “decisão da Petrobras”.

Como justificativa para o aumento absurdo dos valores do diesel e gasolina, que atingiram os maiores valores em décadas, Bolsonaro culpa terceiros, como os governadores e o ICMS.

“Vira e mexe vejo o Bolsonaro resmungar. Acontece que Bolsonaro não governa o Brasil, ele não entende de economia, politica social, de futebol, não entende de partido político. O Bolsonaro é uma anomalia do ódio estabelecido neste país contra o PT nas eleições de 2018”, afirmou o ex-presidente.

“Ele não entende de preços da Petrobras, eu duvido. Qualquer pessoa séria que ganhar as eleições nesse país em 2022 não vai manter essa politica de preços de paridade de petróleo. Não é razoável, não é respeitoso com as mulheres e homens desse país”, continuou Lula.

Questionado sobre qual política implementaria, respondeu que seria a mesma que fez durante o seu governo, quando havia uma política de preços combatível com a sobrevivência da estatal. Para ele, o argumento em defesa da paridade faz parte de um “complexo de vira-lata”.

“Esse argumento é do complexo de vira-lata, de subordinar aos interesses das multinacionais que estavam preparadas para destruir as indústrias do país e tentar ainda fazer um acordo e receber US$ 3 bilhões, uma parte para [Deltan] Dallagnol criar uma fundação. Os acionistas merecem ganhar alguma coisa, mas quem tem que ganhar por conta da Petrobras é o povo brasileiro”, completou o petista.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor. Reality do Multishou conta com dez…

11 minutos ago
  • Carnaval

Blocos e bandas de Carnaval são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Samba e cultura. Blocos e bandas de Carnaval foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional. A Lei 14.845, de 2024,…

44 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Demissões na Record por assédio agitam bastidores

Televisão. Os bastidores da RecordTV andam agitados com a onda de demissões que vem tomando conta do departamento de jornalismo…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Música inspira enredo de desfile do cinquentenário da X-9 Paulistana

Inspirado nos versos da música “Clareou”, de Serginho Meriti e Rodrigo Leite, a X-9 Paulistana levará para Avenida em 2025,…

2 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne

VÍDEO: Cariúcha faz exercício no SBT com personal apontado como affair Gracyanne. Ex-Fazenda viralizou ao vivo ao reproduzir treinos que…

3 horas ago
  • Televisão

Guerra! Sônia Abrão e bancada indignados com Ana Maria Braga

Guerra! Sônia Abrão e bancada indignados com Ana Maria Braga. Tudo começou por conta da notícia de que a apresentadora…

3 horas ago