Lula sobe três pontos e tem 47% das intenções de voto, diz Exame/Ideia

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, abriu dez pontos de vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro, do PL, que busca a reeleição. É o que mostra a pesquisa eleitoral para presidente Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (29), faltando quatro dias do primeiro turno das eleições. O petista tem 47% das intenções de voto, três a mais que na pesquisa feita há um mês. Bolsonaro cresceu um ponto, e tem 37%.

Ciro Gomes, candidato do PDT, aparece em terceiro lugar, com 6%, três pontos a menos do que na pesquisa feita em agosto. Simone Tebet, do MDB, oscilou um ponto para cima, ficando com 5%. Brancos e nulos são 4% dos que responderam a pesquisa, e em agosto eram 5%.


Leia também:

+ Partido do candidato Jair Bolsonaro questiona urnas e TSE rebate acusações

+ Pesquisa Genial/Quaest: Lula cresce dois pontos e pode vencer no primeiro turno

+ Bolsonaro defende Michelle e desafia Alexandre de Moraes: ‘Vai me prender?’


A sondagem mostra também que Lula está perto de vencer em primeiro turno, com 49% dos votos válidos, contra 38% de Bolsonaro.

Entre os entrevistados, 63% dizem que preferem que a eleição presidencial termine no primeiro turno, 17% dizem que gostariam de uma segunda etapa da eleição, e 20% não concordam nem discordam. Outro dado importante mostra que 85% dos eleitores dizem que seu voto está definido, diante de 12% que dizem que podem mudar e 2% que não sabem.

Segundo turno

Lula segue vencendo todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista tem 52% contra 41%. Lula ainda vence Ciro – 51% a 24% – e Simone Tebet por 53% a 20%. Já Bolsonaro saiu vitorioso contra o pedetista – 41% a 35% – e a emedebista – 42% a 24%.

Números da pesquisa

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O nível de confiança é de 95%.

A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. A Exame/Ideia é um projeto que une Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Comentários

 




    gl