Lula: ‘Derrubaram a Dilma e não imaginavam que surgiria um Bolsonaro. E agora ele vai saber como é apanhar deles’

Lula. Foto: Roberto Stuckert

Lula. Foto: Roberto Stuckert

Mais de mil pessoas lotaram a plateia do teatro Casa Grande, no Rio, nesta terça (16), para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva há uma semana do julgamento do caso do triplex do Guarujá, na Justiça Federal em Porto Alegre. Lula ironizou a declaração do presidente do TRF-4, Thompson Flores, que disse que a sentença de condenação do juiz Sérgio Moro era “irretocável” sem ter lido o documento. “Só se ele fez leitura dinâmica”, disse Lula.

“Não posso falar dos juízes de Porto Alegre, não os conheço. Mas acho estranho que tenham dito que a sentença do Moro é irretocável, sem ler. Leram não-sei-quantas mil páginas em poucos dias. Mas tem a leitura dinâmica”, afirmou.

Lula. Foto: Roberto Stuckert
Lula. Foto: Roberto Stuckert

Lula afirmou ainda que seus opositores “querem transformar o Brasil no Caldeirão do Huck”, numa referência ao apresentador da TV Globo Luciano Huck. Em outro momento do discurso, Lula disse que o golpe contra presidente Dilma Rousseff começou em 2013, quando “a Globo tirou a novela do ar e transmitiu as manifestações. O golpe começou ali”.

Na visão de Lula, os opositores do PT perderam o controle do “golpe”. “Ao tentar extirpar Dilma, Lula e o PT, ‘eles’ não imaginavam que surgiria um Bolsonaro. E batem no Bolsonaro… E, agora, o Bolsonaro vai saber como é apanhar”.

Lula no Teatro Casa Grande. Foto: SRzd
Lula no Teatro Casa Grande. Foto: SRzd

Acompanharam Lula no palco do Casa Grande a cantora Beth Carvalho, o humorista Gregorio Duvivier, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, os diretores de teatro Aderbal Freire-Filho e Amir Haddad e os atores Dira Paes, Chico Diaz, Herson Capri, Cristina Pereira, Bete Mendes, Antonio Pitanga, Osmar Prado, o sambista Noca, entre outros.

Também esteve presente o coordenador do Movimento dos Sem Teto, Guilherme Boulos, cotado como possível opositor de Lula na corrida presidencial, numa chapa do PSOL. O compositor Chico Buarque ajudou na mobilização, mas não compareceu.

Lula no Teatro Casa Grande. Foto: SRzd
Lula no Teatro Casa Grande. Foto: SRzd

Do lado de fora do teatro, manifestantes contrários a Lula e o PT protestaram contra a presença do ex-presidente.

Comentários




    gl