Brasil e Rússia: Lula revela conversa com Putin ‘em busca de mundo com paz’

Lula e Vladimir Putin, durante encontro em 2010. Foto: Ricardo Stuckert

Lula e Vladimir Putin, durante encontro em 2010. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente diplomado Lula usou suas páginas de redes sociais para relatar um diálogo que teve nesta terça-feira (20) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Putin desejou a ele um “bom governo” e manifestado interesse no “fortalecimento” da relação Brasil-Rússia.

“Conversei hoje com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países”, iniciou o petista.

A conversa entre Putin e Lula acontece em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia. Em entrevista após a eleição, Lula declarou a necessidade de acabar com o conflito que já dura dez meses.

“O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, reforçou o presidente eleito pelos brasileiros para liderar o país nos próximos quatro anos.


Leia também:

+ Lula bate o martelo e define quem irá liderar o Ministério da Educação

+ Brasil: Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros rejeita militares na política


Vale lembrar que Rússia é um importante parceiro comercial do Brasil. Os dois países integram o Brics (bloco de países com economias emergentes) com Índia, China e África do Sul. O Brics é um

Putin já havia reconhecido a vitória de Lula na eleição presidencial de outubro deste ano. Um dia após o segundo turno, em 31 de outubro, o presidente russo escreveu nas redes sociais: “Espero que, trabalhando juntos, possamos garantir o desenvolvimento de uma cooperação russo-brasileira construtiva em todas as esferas”.

Em um telegrama formal, o russo afirmou que esperava que “fazendo esforços conjuntos, possamos garantir o desenvolvimento da cooperação russo-brasileira em todos os setores”.

Comentários

 




    gl