Lula chega a quase 50% das intenções de voto e Moro ultrapassa Ciro em pesquisa

Lula e Bolsonaro. Foto: Divulgação/PT e Marcos Corrêa/PR

Lula e Bolsonaro. Foto: Divulgação/PT e Marcos Corrêa/PR

Pesquisa feita pela Genial/Quaest entre os dias 3 e 6 de novembro, e divulgada nesta quarta-feira (10), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com 48% das intenções de voto na corrida ao Palácio do Planalto.

Contando votos válidos, Lula teria 56%. Ele lidera as intenções de voto contra Bolsonaro em todas as regiões do país, com uma distância de 47% no Nordeste e 8% no Centro-Oeste – o mais apertado.

O presidente Jair Bolsonaro, sem partido, que busca a reeleição, aparece com 21% dos votos válidos e teve seu governo avaliado como negativo por 56% dos ouvidos.

+ Pela primeira vez, aprovação do governo Bolsonaro não alcança 20%

Moro supera Ciro Gomes

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, que se filiará ao Podemos, tem 8% do eleitorado e aparece na terceira colocação à frente de Ciro Gomes, do PDT, que obteve 6 pontos percentuais.

Outros candidatos

O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, teve 2%; e Rodrigo Pacheco, do PSD, presidente do Senado; seria o candidato de 1% dos brasileiros aptos a votar. Brancos e nulos somaram 10% e outros 4% não souberam em quem votar.

Em um segundo cenário sem Doria e com Eduardo Leite pelo PSDB, Lula também sai na frente com 47%, seguido por 21% de Bolsonaro. Depois, aparecem Sergio Moro com 8%; Ciro Gomes com 7%; Rodrigo Pacheco e Eduardo Leite com 1% .

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). Foto: Divulgação

Lula venceria todos os adversários no segundo turno

Lula também sairia vitorioso caso enfrentasse Bolsonaro no segundo turno, obtendo uma vitória por 57% contra 27%. Já em disputa contra o ex-juiz, o petista teria os mesmos 57%, contra 22% de Moro. Ciro Gomes, Eduardo Leite e João Doria também perderiam do ex-presidente por 53% contra 20%. 57% a 14%, e 58% a 13% respectivamente.

A pesquisa ouviu 2.063 entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas face-a-face através da aplicação de questionários estruturados.

Pesquisa espontânea

Em uma pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções de candidatos, 49% dos entrevistados afirmam estarem indecisos, seis pontos percentuais a menos do que o índice registrado na última pesquisa, feita em outubro.

Lula subiu 7% em relação ao levantamento anterior e aparece com 29% das intenções de voto. Enquanto isso, Bolsonaro caiu 1% e tem 16%. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 4%; 2% disseram que devem escolher outros candidatos e 1% declarou que votaria em Ciro Gomes.

Comentários

 




    gl