Categories: BrasilPolítica

Lula segue na frente com 43% das intenções de votos, mostra nova pesquisa

Pesquisa realizada pelo instituto PoderData divulgada nesta quarta-feira (25) mostra estabilidade no cenário eleitoral com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida presidencial.

Lula pontuou 43% e o presidente Jair Bolsonaro aparece com 35%, um quadro praticamente inalterado há mais de um mês. O levantamento foi realizado de domingo de manhã até terça-feira no início da noite (de 22 a 24 de maio), por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 5% das intenções. Está em empate técnico com André Janones (Avante), com 3%; e Simone Tebet (MDB), 2%. Os números dos pré-candidatos não se modificaram em relação à última rodada.

Eymael (DC) teve 1% dos votos. Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para chegar à pontuação mínima. Brancos e nulos somam 3% enquanto que 7% responderam não saber em quem votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A desistência de João Doria pelo PSDB, que abriu mão de sua candidatura, ocorreu durante este período. Na pesquisa, ele teve 1% das intenções de voto. O instituto explicou que os efeitos reais de sua saída da disputa só poderão ser percebidos “em uma ou duas semanas, com um estudo sem o nome do tucano e quando Simone Tebet já terá conseguido espaço na mídia para se apresentar como candidata de maneira mais assertiva”.

Segundo turno

A diferença entre Lula e Bolsonaro em um eventual segundo turno das eleições entre os dois permanece estável em 11 pontos percentuais. Em uma disputa direta, o petista tem 50% das intenções de voto, contra 39% do atual chefe do Executivo.

A pesquisa ouviu três mil pessoas por telefone entre 22 e 24 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05638/2022.

Leia também:

+ Bolsonaro exalta operação policial que resultou em 22 mortes na Vila Cruzeiro

+ Governo Bolsonaro confirma terceira troca na presidência da Petrobras

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

VÍDEO: Dois helicópteros batem no ar e matam dez pessoas na Malásia

Dois helicópteros da marinha da Malásia bateram no ar durante um ensaio para um desfile naval nesta terça-feira (23), matando…

26 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa desabafa sobre fim do casamento com Belo

Casamento não é só amor. Gracyanne Barbosa decidiu abrir o coração e falou novamente a respeito do fim de seu…

49 minutos ago
  • Carnaval/SP

Ogum Iê: A emoção da Tatuapé ao exaltar São Jorge no Anhembi

Nesta terça-feira (23) é celebrado o dia de São Jorge, que possui fiéis em todo o país e também é…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Terminou ou não? Silvia Abravanel se manifesta após postagem sobre fim do noivado

Terminou ou não? Silvia Abravanel foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta segunda-feira (22), quando fez uma…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Participante contrai Covid-19 e é afastada do reality ‘A Grande Conquista’

A Grande Conquista 2, começou nesta segunda-feira (22), sem dois participantes por problemas de saúde. Um deles foi Vinigram, o…

2 horas ago
  • Geral

Leila Pereira chama John Textor de idiota: ‘Tem que ser banido do futebol’

A presidente Leila Pereira, do Palmeiras, chamou de idiota John Textor, dono da SAF do Botafogo, por conta das acusações…

3 horas ago