Lula embarca para China neste domingo; satélite e fundo de R$ 20 bilhões

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai usar este sábado (25) para descansar antes de embarcar para a China no domingo. A viagem, considerada fundamental neste início de terceiro mandato do petista, foi adiada em um dia após Lula ser diagnosticado com uma pneumonia leve.

Ao visitar o maior parceiro comercial brasileiro, Lula ainda cumpre uma agenda que deve abordar de discussões sobre mudanças climáticas à busca por mais investimentos.

O adiamento foi anunciado na manhã de sexta, quando Lula passou por exames na unidade brasiliense do hospital Sírio-Libanês, na noite de quinta. O presidente foi medicado, vai tomar antibióticos por dez dias e foi liberado para repousar no Palácio da Alvorada.

Lula, contudo, teve encontros com seu conselho político e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), na residência oficial, além de fazer muitos telefonemas. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o petista “ficou a tarde toda em reunião” e fez atividades “o dia inteiro”.

Junto de uma expressiva comitiva, formada por 240 empresários e 40 parlamentares, a agenda política e econômica deve estabelecer 30 acordos bilaterais. Deve haver também a criação de um fundo de financiamento de R$ 20 bilhões do Banco de Desenvolvimento da China e um entendimento para a sexta geração de satélites sino-brasileiros.

Comentários

 




    gl