Lula e Biden: Fernando Haddad projeta encontro entre eles antes da posse
Joe Biden e Lula. Foto: Reprodução/Twitter @potus/Reprodução de TV
O ex-ministro Fernando Haddad disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes de tomar posse no dia 1º de janeiro. Desde o resultado do segundo turno, as equipes de Lula e Biden vêm dando sinais sobre o desejo de uma aproximação entre os dois políticos.
Segundo o ex-ministro da Educação, cotado para assumir o Ministério da Fazenda, o encontro deve acontecer nos Estados Unidos antes do Natal. Ele afirmou, nesta quarta-feira (30), que Lula tem recebido “muitos convites de grandes potências”.
Em entrevista coletiva no último dia 10, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou que já estava em contato com a equipe de Lula.
“Ele [Biden] espera uma oportunidade breve de se reunir com o futuro presidente”, disse na ocasião, destacando que as reuniões devem facilitar os trabalhos entre os dois países, a partir da posse de Lula em janeiro.
Leia também:
+ Brasil e Deus: Leonardo Boff explica erro teológico e social do slogan bolsonarista
+ Lulapalooza: Janja informa lista de artistas para a posse de Lula em janeiro
O ex-prefeito de São Paulo também citou um convite para que Lula fosse à China ainda este ano. “Houve o convite, mas eu penso que não haverá tempo para duas viagens internacionais desse porte. Talvez, Estados Unidos e Argentina sejam viagens possíveis”, disse.
A viagem de Lula à Argentina já tinha sido citada pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim em uma entrevista à GloboNews. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, é um dos líderes da esquerda sul-americana e visitou Lula em São Paulo no dia seguinte ao segundo turno.
Comentários