Lula é denunciado por lavagem de dinheiro pela Lava Jato de SP

Lula. Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado, nesta segunda-feira (26), pelo crime de lavagem de dinheiro. De acordo com a Força Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo, ele teria recebido R$ 1 milhão para facilitar instalação da empresa ARG na Guiné Equatorial.

Na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) de SP, é destacado que a quantia teria sido repassada para o ex-presidente como forma de doação ao Instituto Lula. A empresa teria negociado o valor entre setembro de 2011 e junho de 2012.

Segundo o MPF, as provas foram encontradas em computadores do Instituto Lula. São elas: troca de e-mails entre Clara Ant, diretora do Instituto Lula, e o ex-ministro do Desenvolvimento do governo Lula, Miguel Jorge; troca de e-mails entre Clara Ant e o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo; e uma carta escrita por Lula à Teodoro Obiang, presidente da Guiné Equatorial.

Além de Lula, Rodolfo Giannetti Geo também foi denunciado. O empresário é acusado de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Lula também havia sido acusado por tráfico de influência, porém, por ter mais de 70 anos, o crime prescreveria.

Atualmente, o ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. Ele foi condenado a 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo.

Comentários

 




    gl