Categories: BrasilPolítica

Lula avança um ponto e chega a 48% dos votos válidos em pesquisa FSB/BTG

Pesquisa FSB/BTG realizada por telefone entre os dias 23 e 25 deste mês aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, cresceu um ponto na simulação de votos válidos e ficou com 48%, ficando mais perto do necessário para vencer no primeiro turno: 50% dos votos mais um.

O presidente Jair Bolsonaro, do PL, que busca a reeleição, ficou estagnado e tem 37% dos votos válidos. O candidato do PDT, Ciro Gomes, também manteve o mesmo índice anterior e aparece com 8%, enquanto Simone Tebet, do MDB, caiu um ponto e tem 5%. Os outros candidatos somados apareceram com 3%.


Leia também:

+Ausente, Lula é destaque em debate; Padre faz dobradinha com Jair Bolsonaro

+ Datafolha: 69% apontam que há corrupção no governo de Jair Bolsonaro


Na pesquisa espontânea, Lula tem 44%, Bolsonaro, 34%, Ciro, 5%, e Tebet, 3%. Os outros candidatos somam 2%. Os que não sabem/não responderam totalizam 7%, e os brancos e nulos, 5%. Essa foi a última pesquisa publicada pela FSB/BTG antes do pleito.

Os votos válidos são aqueles que não se contam os brancos e nulos. É o número usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar o resultado final das eleições.

Segundo Turno

Na simulação de segundo turno, Lula manteve a posição de liderança com a mesma porcentagem do último levantamento (52%). Enquanto isso, Bolsonaro variou um ponto para cima, e marcou 40%. A distância entre eles oscilou para baixo, chegando a 12 pontos de vantagem para o petista.

O estudo ouviu dois mil eleitores por telefone entre 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08123/2022.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Presidente da Camisa Verde e Branco emite comunicado: ‘Seguimos à frente da escola’

Erica Ferro, presidente da tradicional Camisa Verde e Branco, nove vezes campeã do Grupo Especial, compartilhou nas redes sociais, uma…

24 minutos ago
  • Famosos

Jogador de futebol Polidoro Júnior ironiza críticas após revelar ficada com Pabllo Vittar

Bastidores. O jogador de futebol Polidoro Júnior esteve entre os assuntos mais comentados da web após revelar que já ficou…

1 hora ago
  • Televisão

Ator da Record se enfurece, xinga e mostra partes íntimas para mulher em A Grande Conquista

Ator da Record se enfurece, xinga e mostra partes íntimas para mulher em A Grande Conquista. Uma briga acalorada entre…

2 horas ago
  • Economia

Qintess abre 160 vagas de emprego no Brasil e no Chile

Oportunidade. Empresa global de tecnologia com raízes no Brasil, a Qintess continua reforçando suas equipes de TI em todo o Brasil. Especializada…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Em casa! Igor Sorriso conquista salgueirenses e canta hit em feijoada para São Jorge

Em casa! Igor Sorriso conquista salgueirenses e canta hit em feijoada para São Jorge. Novo intérprete oficial do Salgueiro esbanjou…

3 horas ago
  • Política

Bá, tchê! Governador do RS recebe BBB 24 Mattheus no Palácio Piratini

Bá, tchê! Governador do RS recebe ex BBB Mattheus no Palácio Piratini. Eduardo Leite (PSDB) e integrantes do governo do…

3 horas ago