Lula abre assembleia da ONU e vai abordar sistema de governança global
Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
ONU. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde faz, nesta terça-feira (19), o discurso de abertura da 78º sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Essa será a oitava oportunidade em que Lula faz o pronunciamento desde que foi eleito pela primeira vez em 2002. Entre os temas abordados, o presidente brasileiro vai falar da necessidade de uma reforma no sistema de governança global.
Lula tem afirmado que o modelo atual, criado no pós Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. O petista aponta para a criação de novos mecanismos que tornem o mundo mais igual do ponto de vista das decisões políticas. Nesse cenário, está no centro da discussão a questão sobre os membros permanentes com assento no Conselho de Segurança da ONU.
Na quarta-feira, Lula vai lançar junto do presidente dos Estados Unidos,o democrata Joe Biden, uma iniciativa global para promoção do trabalho decente. Na agenda do presidente, diversas reuniões bilaterais com outros líderes e representantes de entidades internacionais estão prevista, sendo que algumas já ocorreram nesta segunda-feira.
ACONTECE AGORA| Iniciando a semana de extensa agenda em Nova York, o presidente @LulaOficial se encontra com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em reunião bilateral. pic.twitter.com/8p35FDtcGq
— Governo do Brasil (@govbr) September 18, 2023
ACONTECE AGORA| Presidente @LulaOficial se encontra, neste momento, com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido e atual embaixador da ONU para Financiamento Global de Saúde, Gordon Brown pic.twitter.com/R0bR9Ctld1
— Governo do Brasil (@govbr) September 18, 2023
Na comitiva que acompanha o presidente da República estão sete ministros, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
Comentários