Categories: Brasil

Lorenzoni diz que “numeração de notas é problema” da empresa de amigo

O atual ministro da Casa Civil, Onyx Lorezoni, teria usado notas fiscais da empresa de um amigo para receber verba do gabinete da Câmara quando ainda era deputado federal pelo DEM-RS. As informações são do jornal gaúcho Zero Hora.

De acordo com o veículo, foram, ao todo, 80 notas fiscais de uma empresa de consultoria tributária. Delas, 29 foram emitidas em sequência pela Office RS Consultoria Sociedade Simples — o então deputado teria sido o único cliente da empresa por meses.

Em depoimento ao Zero Hora, Gil Castelo Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas, afirmou que “notas em sequência, mês a mês ou mesmo espaçadas, dão a entender que a empresa não tem outros clientes, e esse é um indício forte de irregularidade”. Ainda segundo Castelo Branco, “A Câmara não faz pente-fino, aceita todos os documentos como legítimos”.

Lorenzoni teria usado os serviços da empresa por quase 10 anos, período em que teria recebido da Câmara R$ 317 mil em verbas de gabinete.

A firma usada pelo ministro pertence a Cesar Augusto Ferrão Marques, técnico em contabilidade também filiado ao DEM.

Após a reportagem, Lorenzoni publicou uma nota na qual declara que “não há nada de irregular” na emissão dos cupons. O ministro também destacou que irá “à justiça buscar a reparação”. O texto pode ser lido na íntegra abaixo.

Após pronunciamento, Onyx foi entrevistado pelo Zero Hora e destacou que emissão de notas não faz parte de sua responsabilidade. “Essa coisa da numeração das notas é problema dele, da empresa dele. Não me cabe, não sei se era o único cliente”.

Nota de Onyx Lorenzoni

Com relação à reportagem veiculada hoje em Zero Hora, esclareço que:
O título da reportagem é calunioso, levando a interpretação equivocada dos fatos. Não há nada de irregular. A empresa sempre prestou os serviços e recebeu por eles, na forma da lei.

Trata-se de Consultoria tributária – não apenas para projetos meus e sim aconselhamento para todos os projetos em destaque nesta questão. Além do contato telefônico sempre que necessário, são realizadas reuniões semanais em Porto Alegre. A empresa faz o acompanhamento da execução do orçamento geral da união para fins de emendas parlamentares indicadas por mim para centenas de municípios e entidades assistenciais gaúchas.

Com relação aos recursos da campanha eleitoral, cabe esclarecer que a empresa prestou serviços para o partido e todos os candidatos. Desde a pré-campanha, incluindo treinamento jurídico e contábil.
Todas as contas foram aprovadas sem apontamentos. Há um rígido acompanhamento sobre todas as questões.

Vou à justiça buscar a reparação.

ONYX LORENZONI

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Sul

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Rio Grande do Sul. A apresentadora usou as redes sociais nesta…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Brinco da Marquesa recebe X-9 Paulistana em baile para exaltar mães

Campeã do Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a escola de samba Brinco da…

9 horas ago
  • Televisão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão. Apresentadora é entrevistada desta sexta-feira (10) no…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Cidade do Samba 2 deve ficar pronta em 2026; cessão de espaço foi assinada nesta sexta

Rio. A Estação Ferroviária Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, Região Central do Rio, será revitalizada em iniciativa da Prefeitura e…

10 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul. Surfista e amigos trabalham há dias…

10 horas ago
  • Brasil

RS: Luisa Mell resgata cachorra no telhado de casa

Solidariedade. A ativista pela causa dos animais Luisa Mell é mais uma famosa que está no Rio Grande do Sul para…

10 horas ago