Líderes mundiais parabenizam Lula; Brasil sinaliza volta ao palco internacional

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

A candidatura vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva já foi reconhecida por alguns dos principais líderes políticos do mundo, logo após a divulgação do resultado da eleição.

A histórica consagração do líder popular e candidato da frente ampla democrática, representada pela coligação Brasil da Esperança, foi saudada minutos depois do anúncio oficial do triunfo eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por alguns dos chefes de Estado estrangeiros.

No primeiro discurso após a vitória nas urnas, o presidente eleito afirmou à comunidade internacional” que o Brasil está de volta, que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária no mundo”.


Leia também:

+ Eleições 2022: Veja o resultado para governador nos 12 estados com 2º turno

+ Vídeos: petistas comemoram virada de Lula contra Jair Bolsonaro


Estados Unidos, França e Espanha

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula pela vitória na corrida presidencial.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança”, diz o texto distribuído pela Casa Branca. “Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também parabenizou Lula nas redes sociais e declarou que “unirá forças com o Brasil para enfrentar os muitos desafios comuns”.

O chefe de governo da Espanha, Pedro Sanchez, parabenizou Lula, dizendo que o sucesso do novo presidente do Brasil vai ser o “sucesso do povo”. E afirmou: “Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”.

México, Portugal e Argentina

Também o líder mexicano Andréz Manuel Lopes Obrador cumprimentou o presidente eleito do Brasil e disse: “Lula venceu, abençoado povo brasileiro. Haverá igualdade e humanismo no país”.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também parabenizou Lula pela vitória.

Outro chefe de Estado que se manifestou prontamente foi o presidente da Argentina. Alberto Fernández declarou que Lula tem no país vizinho um “companheiro para trabalhar e sonhar com o grande bem-estar dos nossos povos”. E encerrou: “Sua vitória é um novo tempo na história da América Latina”, declarou Fernández. “Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo”.

Canadá, Austrália e Bolívia

Os lideres do Canadá, Justin Trudeau; Anthony Albanese, da Austrália; Luis Arce, da Bolívia; e Gabriel Boric, do Chile; também se manifestaram em suas redes sociais.

Comentários

 




    gl