Categories: Brasil

Jean Wyllys acusa Globo e Estadão de distorcerem sentido da luta política de Marielle

O deputado federal pelo PSOL, Jean Wyllys, se manifestou contra o que chamou de tentativa de “esvaziar a vida de Marielle Franco no sentido político que tinha”, em postagem feita em sua página pessoal em uma rede social na tarde deste sábado (17).

A vereadora, do mesmo partido de Jean, foi executada aos 38 anos de idade com dois tiros na cabeça, na noite da última quarta-feira (14), num caso que mobilizou a sociedade brasileira e ganhou grande repercussão internacional, justamente num momento em que o Brasil vive plena efervescência política, social e, sobretudo, de índices inimagináveis de criminalidade na cidade do Rio de Janeiro.

O parlamentar acusou dois dos principais grupos de comunicação do país de distorcerem os objetivos e as origens da luta ideológica de Marielle. Veja a postagem na íntegra:

“Estou exausto. Mal posso viver o luto de ter perdido uma amiga numa emboscada. Passei o dia de ontem e estou hoje enfrentando a difamação contra Marielle após seu assassinato brutal. E hoje sou surpreendido com editoriais no Globo e no Estadão querendo controlar a narrativa sobre o assassinato dela e despolitizar as mobilizações (que encheram as ruas de cidades em todo país) para que estas não virem algo maior contra o golpe de 2016 e seus ataques aos direitos dos trabalhadores, das minorias sociais e dos pobres em geral. Uma desgraça! É exaustivo lutar contra essas forças. Mas não tenho outra opção a não ser lutar! Precisamos nos concentrar no desmascaramento desse estratagema que quer descolar Marielle de tudo o que ela significava em vida!

Querem esvaziar Marielle de seu conteúdo político, porque ela era política, dignificava a política, acreditava que a política era o meio de fazer justiça social e garantir liberdades, era vereadora por um partido de ESQUERDA, socialista, negra, favelada, lésbica, ativista de direitos humanos, defendia outra política em relação às drogas que não essa guerra aos pobres e esse encarceramento de pobres.

Ela fez várias atividades políticas ao meu lado, porque éramos amigos e companheiros de luta, como de resto somos todas as figuras públicas do PSOL do Rio. Ver parte da mídia, e em especial Estadão e Globo, que jamais deram bola pra Marielle em vida, esvaziar a vida dela do sentido político que tinha, sobretudo depois de ela ter sido assassinada num crime de evidentes conotação políticas, é de doer!

Impedir que essas pessoas reescrevam a história a seu modo, seja difamando a vereadora com calúnias e mentiras, seja esvaziando o sentido político de sua existência encurtada — e, portanto, impedir que a matem uma segunda vez — é a nossa nova tarefa.

Marielle tinha partido, em todos os sentidos dessa palavra”.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

LUTO: morre no Rio o jornalista Washington Rodrigues, o Apolinho

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

3 horas ago
  • Televisão

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos

Filme sobre a vida de Silvio Santos com Rodrigo Faro é detonado por críticos. Meninos do Virou Festa, um dos…

5 horas ago
  • Brasil

É verdade esse bilhete: Vereador quer derrubar árvores contra desastres no RS

RS: vereador de Caxias defende derrubar árvores para evitar desastres no Estado É verdade esse bilhete! O vereador Sandro Fantinel…

6 horas ago
  • Famosos

Eita! Atriz pede chance com o casal Diogo Nogueira e Paolla Oliveira; veja a reação deles

Quente! Paolla Oliveira e Diogo Nogueira surpreenderam a atriz Julia Iorio ao responder vídeo da admiradora dizendo que queria uma…

7 horas ago
  • Carnaval/RJ

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? VOTE

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Nesta quarta-feira (15) a Unidos de…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Afoxé Filhos de Gandhy: veja o logotipo do enredo da Colorado do Brás

Vice-campeã do Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2024, a escola de samba Colorado do Brás levará para o…

7 horas ago