Categories: BrasilPolítica

Ipespe: Lula cresce três pontos e fica próximo de vencer no primeiro turno

Pesquisa telefônica Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, e divulgada nesta sexta-feira (23), faltando nove dias do primeiro turno, mostra que o ex-presidente Lula cresceu três pontos percentuais desde a última rodada do levantamento, confirmando a tendência de alta das sondagens feitas pelo Datafolha, Ipec e Quaest.

Segundo o estudo, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, o petista tem 46% das intenções de voto e avançou três pontos percentuais em relação aos dados de agosto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição, tem os mesmos 35% das duas rodadas anteriores.


Leia também:

+ Datafolha: 69% apontam que há corrupção no governo de Jair Bolsonaro

+ Datafolha: Lula (47%) se aproxima de vitória no 1º turno; Bolsonaro tem 33%


Lula próximo de vitória no primeiro turno

Todos os outros candidatos, somados, têm agora 47% das intenções de voto, o que mostra que Lula está muito próximo de vencer no primeiro turno.

Para ser eleito já na primeira etapa do pleito, o ex-presidente precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Na prática, significa dizer que ele precisa superar todos os outros candidatos, somados, nos votos totais.

Ciro Gomes, do PDT, caiu dois pontos percentuais e está com 7%, à frente da candidata do MDB, Simone Tebet, que soma 4%. Soraya Tronicke, do União, que paralisou a campanha por falta de recursos, tem 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 2%.

Dados da pesquisa Ipespe. Foto: Divulgação

Segundo turno

Lula vence todos os adversários nas simulações de segundo turno. Na projeção contra Bolsonaro, o petista aparece com 54% das intenções de voto, ante 37% do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Bolsonaro também é derrotado por Ciro, que vence a disputa no segundo turno por 47% a 43%. Contra Tebet, o atual presidente fica apenas um ponto percentual à frente, na margem de erro: 43% a 42%.

Números da pesquisa

A pesquisa ouviu por telefone dois mil eleitores entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista. Apresentador da RecordTV divulgou informação em vídeo nas redes sociais…

4 horas ago
  • Entretenimento

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Bastidores. Em novo vídeo divulgado pela marca de joias brasileira com mais de 60 anos no mercado, a mãe de…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Air Supply: sucessos românticos emocionam público no Rio

Música. A banda australiana Air Supply, que já vendeu 10 milhões de discos somente nos Estados Unidos, completará no ano…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

Rio. Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição “Atlântico Vermelho”, com 60 obras de 22…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui: Rio. Na noite desta sexta-feira (19), a Acadêmicos…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Primeira da Cidade Líder abre inscrições para escolinha de bateria

Batucada de Primeira. Rumo ao Carnaval 2025, a Primeira da Cidade Líder, agremiação do Grupo de Acesso 2 de São…

6 horas ago