Instituto lança podcast para alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro

Criança com fone de ouvido. Foto: Divulgação/Instituto Meta Educação

O Instituto Meta Educação foi uma das organizações sociais aceleradas pelo Programa de Aceleração Social Impactô 2020, uma iniciativa do Instituto Neoenergia, realizada em parceria com o Instituto Ekloos, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais que estivessem mobilizadas no enfrentamento do novo Coronavírus.

Durante o Programa de Aceleração, o Instituto Meta Educação incorporou uma inovação às suas atividades, desenvolvendo um novo produto que será lançado no mês de abril de 2021: podcasts direcionados a crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro.

A ideia é intensificar o envio de conteúdos direcionados ao ensino fundamental, tratando-os de forma lúdica e divertida. Os podcasts ficarão disponíveis em diversas plataformas como Spotify e Radiotube, além do site do Meta Educação, possibilitando o acesso de outras crianças e adolescentes aos seus conteúdos. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo no spotify.

“Um dos diferenciais do Impactô é trazer inovação para as organizações aceleradas, que foi o que o Instituto Meta Educação conseguiu trazer. As plataformas de podcast têm crescido muito; apenas o Spotify, no terceiro trimestre de 2020, apresentou 200% de crescimento. A área socioeducativa precisa também inovar e disponibilizar este tipo de tecnologia, especialmente às crianças de baixa renda”, diz Andréa Gomides, Fundadora do Instituto Ekloos.

A criação dessa ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens surgiu no ano passado. Desde sua criação, em 2009, o projeto Reforço do Futuro já atendeu mais de 800 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, moradores do bairro do Estácio e favelas do São Carlos, no centro do Rio de Janeiro, oferecendo oficinas de arte e educação no contraturno escolar.

Em 2020, em função da pandemia de Covid-19, o projeto foi obrigado a reformular suas ações para garantir o distanciamento social e não interromper o seu atendimento, uma vez que os participantes possuem sérias dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

Além do envio de apostilas semanalmente e o monitoramento diário dos alunos pelas educadoras, os áudios explicativos e divertidos fizeram muito sucesso entre a garotada. Esse retorno inspirou a equipe do Meta Educação a investir na produção de podcasts este ano, entendendo que 2021 será um ano ainda mais desafiador na área da Educação.

“Sabemos que a educação é uma das áreas mais impactadas pela pandemia do coronavírus e contribuir com iniciativas como a do Meta Educação, que propõe a utilização de tecnologias ao ensinar por meio de histórias, tornando o aprendizado remoto mais atrativo e envolvente, é um sinal de que estamos na direção certa como programa”, diz Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia.

Os conteúdos dos podcasts serão bastante diversificados e divididos em blocos como Alfabetização, 1ª e 2ª ano, 3ª e 4ª ano e 5ª e 6ª ano.

O Projeto criará uma radionovela contando a história da criação do Rio de Janeiro, contemplará a contação de histórias com base em livros infanto-juvenis, disponibilizará aulas com muitas dicas interessantes e engraçadas envolvendo português e matemática, além de reservar um espaço para tirar as dúvidas do grupo.

Cada bloco terá cerca de cinco minutos e sua periodicidade será semanal. O teaser do primeiro episódio pode ser acesso através deste link.

“Esperamos que esses podcasts possam contribuir para o processo de ensino-aprendizado de crianças que sofreram muito no ano passado sem acesso à escola”, diz Adriana Gomez, Diretora do Instituto Meta Educação.

O Reforço do Futuro recebe recursos das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Municipal do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Grupo GPS, do Operador Nacional do Sistema Elétrico e do Oliveira Trust.

Sobre o Instituto Meta Educação

Uma organização da sociedade civil laica, sem fins lucrativos e apartidária, criada em 2006, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento social de famílias em vulnerabilidade social utilizando a arte e a educação como ferramentas de transformação. Sua área de atuação abrange os bairros do Estácio, Cidade Nova, Rio Comprido, Catumbi e favelas do Complexo do São Carlos, no Rio de Janeiro.

Sobre o Instituto Ekloss

O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 6.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação.

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia é o braço de ação social da Neoenergia, e tem o propósito de conectar pessoas, fortalecer as redes da sociedade civil e contribuir para a redução da desigualdade social, apoiando ações para o alcance das metas da Agenda 2030. Desenvolve seus projetos e programas com base em seus pilares de atuação: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura e Ação Social. Desde 2019, o Instituto Neoenergia é parceiro do Instituto Ekloos no desenvolvimento do Programa de Aceleração Social Impactô, que, durante dois anos, já acelerou 21 organizações da sociedade civil, entre ONGs e negócios de impacto.

Comentários

 




    gl