Categories: BrasilSão Paulo

Homem é preso após fazer ofensas racistas e homofóbicas em biblioteca de São Paulo

Um homem de 39 anos foi preso após disparar ofensas racistas e homofóbicas na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo. De acordo com a Secretaria a Segurança Pública do estado, a Guarda Civil Metropolitana foi ao local por volta das 13h desta terça-feira (2) e constatou que o rapaz estava ofendendo uma mulher e uma idosa.

Em gravação que circula nas redes sociais, o homem diz várias vezes que “não gosta de negros”, além de outras frases racistas e homofóbicas. É possível ver ainda nas imagens que ele tinha um exemplar de um livro escrito pelo ditador nazista Adolf Hitler.


Leia também:

+ Pesquisa Quaest: Lula tem 44% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

+ Polícia identifica ação para apagar registros de festa onde petista foi morto


Mesmo advertido, o rapaz atacou pessoas negras, falou da cultura e os associou a dependentes químicos e traficantes. Além disso, usou palavras de baixo calão para atacar a população LGBTQIA+.

“Eu não gosto de negro, a cultura deles é uma b*sta. Se prestasse, eles não eram discriminados pela sociedade”, disparou.

Durante a fala, ele ainda relacionou pessoas negras a roubos de celulares no Centro de São Paulo. “Você acha que eu tô errado? Eu não gosto de negro não, quem gosta de macaco é o zoológico”.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o frequentador “foi imediatamente levado para a 77ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência”. A Secretaria de Segurança Pública informou que ele foi levado ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, onde ficou detido. O caso foi registrado como injúria e preconceito de raça e cor.

Nota da Prefeitura de São Paulo

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, repudia veementemente as falas e atitudes nazistas, homofóbicas e racistas do frequentador flagrado na tarde desta terça-feira (02) na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), um espaço marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade.

Após o ocorrido, o frequentador, que já havia tido problemas anteriores no espaço, foi imediatamente levado para a 77ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência. A Prefeitura ressalta que racismo é crime inafiançável, pela Constituição Federal, lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Nos últimos meses, a Biblioteca Mário de Andrade, tal como diversos outros equipamentos culturais da cidade, tem se empenhando em treinar a sua equipe para lidar com atitudes racistas, transfóbicas e misóginas em seus espaços, ao mesmo tempo em que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos seus servidores.

A Prefeitura esclarece que as pastas da Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania estão em diálogo para tratar do caso”.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Biblioteca Mário de AndradeHomofobiaRacismoSecretaria de Segurança Pública de São Paulo

Recent Posts

  • Brasil

RS: Whindersson Nunes ataca Janja, Lula e Felipe Neto nas redes sociais

RS: Whindersson Nunes ataca Janja, Lula e Felipe Neto nas redes sociais RS: Mesmo diante de uma tragédia sem precedentes…

16 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Liesa defende mudança com campanha nas redes; mais receita, democracia e equilíbrio na disputa

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

25 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Mãe Edelzuita, a guardiã da fé: conheça mais um enredo do Carnaval 2025 no Rio

Rio. A Imperadores Rubro-Negros, da Série Bronze do Carnaval carioca, apresentou seu enredo para o Carnaval 2025: Mãe Edelzuita, a guardiã…

42 minutos ago
  • Carnaval/SP

Jurídico da Camisa Verde e Branco emite comunicado sobre eleição

A tradicional Camisa Verde e Branco, nove vezes campeã do Grupo Especial, compartilhou nas redes sociais, um comunicado direcionado para…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Críticas ao Davi, do BBB 24, que está Rio Grande do Sul, são justas?

Campeão do BBB 24, Davi Brito se mobilizou para ajudar as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul e…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos

Pedro Scooby faz forte relato e cita corpos boiando do Rio Grande do Sul

O surfista e ex-BBB Pedro Scooby continua no Rio Grande do Sul ajudando no resgate e no apoio para as…

3 horas ago