Categories: BrasilSão Paulo

Governo de São Paulo suspende fase azul do plano de retomada e veta aglomeração

O Centro de Contingência do Coronavírus, que atua como braço do governo de São Paulo para decisões técnicas sobre a Covid-19, suspendeu a quinta fase do plano de retomada das atividades no estado.

A informação foi confirmada pelo secretário executivo do centro, João Gabbardo, à CNN Brasil: “A fase azul está suspensa pelo centro de contingência e descartada para 2020”.

Com a medida, nenhuma das 645 cidades do estado de São Paulo poderá ter qualquer tipo de evento com aglomerações, como velórios com mais de 10 pessoas, festas de casamento, shows, festas de aniversário, baladas e encontros familiares com reunião de pessoas, acrescenta a reportagem.

A decisão foi motivada pelo surgimento de uma segunda onda da Covid-19 na Europa. Uma das medidas que o governo já havia tomado foi comunicar as cidades sobre um possível recuo no plano de desmobilização de leitos, o que já provocou reação de prefeitos. Na prática, o alerta foi que os quartos de hospital que estavam reservados para pacientes com o novo Coronavírus e começaram a ser liberados pra quem tem outra doença, podem ter de ser bloqueados novamente para Covid-19.

Segundo informou a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal “Folha de São Paulo”, hospitais privados da capital voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações por Covid-19.

O Hospital Sírio-Libanês, que atende à população com alto poder aquisitivo, teve picos de até 120 internações em abril e viu o número cair para 80 em outubro. Agora, subiu outra vez para 120. Do total de doentes, 50 estão em UTI. Já o HCor chegou a internar cem pessoas por Covid-19 nos meses de pico. O número caiu para 18 — e agora voltou a subir, para em torno de 30 pacientes.

Hospital. Foto: Diego Vara/Agência Brasil

A alta das internações em hospitais particulares tem uma razão. O inquérito sorológico feito pela Prefeitura de São Paulo já havia ressaltado que os casos de infecção pelo novo Coronavírus estavam crescendo nas classes A e B, que ficaram em isolamento durante a quarentena e agora relaxaram as medidas de proteção ao vírus, frequentando restaurantes, participando de grandes reuniões sociais, viagens e até festas com aglomerações.

Nos bares da capital paulista frequentados pela classe alta e média, é corriqueiro ver aglomerações de descumprimento da determinação de isolamento de dois metros entre as mesas.

Apesar dos índices, nesta quarta-feira (12), o governador de São Paulo, João Doria, negou que as internações pela Covid-19 estejam aumentando.

Leia também:

– Covid-19: casos de infecção avançam em nove capitais e ocupação de UTIs dispara no Brasil







Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

2 horas ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

4 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

7 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

7 horas ago