Governo prepara anúncio de plano para reduzir preço de passagens aéreas

Avião. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Avião. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo Lula pretende anunciar, até o dia 20 de dezembro, um plano destinado a reduzir os preços das passagens aéreas. Segundo os dados mais recentes da Anac, referentes a agosto, o preço médio das tarifas é de R$ 649,17.

Audiências foram agendadas para quinta-feira (7) e sexta-feira (8), onde as principais companhias aéreas brasileiras, como Gol, Latam e Azul, apresentarão suas propostas para a diminuição das tarifas em reuniões separadas. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”.

Os presidentes das três empresas se encontraram com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em 14 de novembro, e com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir o valor das passagens e saíram do encontro com um acordo nesse sentido.

“Sabemos que o aumento das passagens é uma questão mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, nós tivemos aumento nas passagens aéreas. O que nós não podemos aceitar e permitir são aumentos abusivos que têm prejudicado a população brasileira”, declarou o ministro na ocasião.

De acordo com o ministro, as empresas justificam os preços por causa das dificuldades enfrentadas pelo setor na pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021. “As companhias aéreas passaram momentos muito difíceis e estão com problemas de fato de caixa até para colocar aeronaves viajando pelo Brasil”, afirmou.

O pacote que será apresentado pelas companhias, conforme as expectativas da pasta, não se limitará apenas à possível redução dos preços muitas vezes elevados das passagens.

Entre outras propostas, o pacote incluirá o prolongamento do prazo para o uso de milhas, alterações na forma de cobrança de malas despachadas e descontos mais significativos para aqueles que adquirirem passagens com maior antecedência.

Comentários

 




    gl