Categories: Brasil

Governo passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos para diagnóstico e fechamento de casos de dengue. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi elaborada uma nota técnica para orientar estados e municípios sobre o uso de testes rápidos para a doença.

“Já iniciamos a compra para distribuição”, disse Ethel, em entrevista coletiva. A secretária lembrou que outros testes para diagnóstico de dengue, como o RT-PCR, amplamente utilizado durante a pandemia de Covid-19, são mais sensíveis na detecção do vírus. Entretanto, em meio à explosão de casos de dengue no país, o Ministério da Saúde decidiu recomendar teste rápido para o diagnóstico de dengue com a devida orientação aos profissionais de saúde das redes estaduais e municipais.

De acordo com a coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública, Marília Santini, o teste rápido recomendado pelo ministério deve ser realizado entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, período em que a maioria dos pacientes busca um serviço de saúde. Mesmo em casos de resultado negativo, o paciente deve ser monitorado e ações estratégicas, como a hiper-hidratação, devem ser adotadas, reforçou.

Ainda segundo Marília, para casos graves e mortes suspeitas por dengue, a orientação da pasta permanece sendo a realização de exame laboratorial, e não do teste rápido, uma vez que este tem limitações, como a incapacidade de rastrear o sorotipo de dengue que causou o agravamento do quadro ou o óbito do paciente.

Autoteste

Marília confirmou também tratativas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização de autotestes para dengue no Brasil. A informação foi antecipada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Tivemos duas reuniões com a Anvisa”, disse Marília, ao detalhar que o teste rápido e o autoteste são essencialmente o mesmo dispositivo, sendo o primeiro é conduzido por um profissional de saúde e o segundo, pelo próprio paciente.

Marília lembrou que, diferentemente do cenário de Covid-19, em que o autoteste contribui para interromper a transmissão do vírus por meio do isolamento, o autoteste de dengue não contribui nesse aspecto, já que a doença só pode ser transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. “A gente ainda está iniciando uma discussão técnica.”

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

19 minutos ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

29 minutos ago
  • Brasil

VÍDEO: Homem enfrenta cheia do Guaíba para resgatar nove gatos; assista

Herói. Um vídeo do motoboy Geovane de Oliveira, de 31 anos, resgatando animais no Rio Grande  do Sul viralizou nas…

2 horas ago
  • Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel define calendário de disputa de samba

Rio. A Unidos de Padre Miguel divulgou nesta terça-feira (14) o cronograma de ações para o seu projeto de Carnaval…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Anunciado fim de reinado de Mileide Mihaile no Carnaval de São Paulo

Mileide Mihaile não é mais rainha de bateria da Independente Tricolor. A informação foi dada pela escola em suas páginas…

3 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: primeira dinâmica tem treta e gritaria

Treta. O clima de confraternização da festa que aconteceu na madrugada de domingo (12) ficou para trás na Mansão de A…

5 horas ago