Categories: BrasilPolítica

Governo não fixará limites para entrada de refugiados da Venezuela

O governo federal informou que não fixará limites para a entrada de refugiados da Venezuela no Brasil e reiterou que as fronteiras com o país continuarão abertas.

Em evento realizado neste sábado (25) no qual anunciou reforços para a assistência à saúde em Roraima, estado que tem sofrido o maior impacto do fluxo migratório, o presidente Michel Temer disse que as fronteiras brasileiras estão abertas desde que “disciplinadamente” para acolher imigrantes venezuelanos e de outros países.
Segundo ele, limitar a entrada de estrangeiros no país é “incogitável e inegociável”.

Durante ato de lançamento de uma ação médico-humanitária de médicos voluntários em Roraima, Temer respondeu às tentativas do governo de Roraima de suspender o ingresso de venezuelanos no país.

“As nossas fronteiras estão abertas. É claro que disciplinadamente, porque fomos capazes, lá em Pacaraima, de organizar um sistema de ingresso que desde logo importa, por exemplo, na vacinação mais ampla em relação a todos os eventuais males físicos que a eventual entrada de venezuelanos possa acarretar para o nosso país. É uma proteção a eles próprios e para todo país”, afirmou.

Nos últimos dias, o Palácio do Planalto havia negado a hipótese de restringir a fronteira devido ao alto fluxo de venezuelanos, em especial após os conflitos com brasileiros no último fim de semana. Após ataques a abrigos em Pacaraima, 1,2 mil refugiados retornaram à Venezuela.

De acordo com o presidente, 60% dos 127 mil venezuelanos que atravessaram a fronteira já saíram do território brasileiro em direção a outros países. Ao discursar na presença dos 36 profissionais de saúde que embarcam neste domingo (26) para Boa Vista, Temer buscou fazer um relato das ações que o governo tem promovido na região. Segundo ele, quando o Poder Público atua no acolhimento e interiorização dos venezuelanos, está ajudando também os roraimenses, ao desonerar os serviços locais de saúde, por exemplo.

Sobre a transferência de venezuelanos para outros estados, que deve se intensificar nas próximas semanas, o presidente lembrou da complexidade do processo, que tem sido feito em articulação com diversos ministérios.

“As pessoas pensam que é fácil. Como se fosse: ‘Vou pegar mil pessoas aqui e levar para estado tal’. Não é isso não, nós precisamos levá-los adequadamente. Então o que faz a Casa Civil? Contata os mais variados organismos para alugar locais para abrigá-los, formaliza desempregos, e com isso nós estamos praticamente retirando pessoas de lá pela chamada interiorização”, disse.

* Fonte: Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Simony revela venda de terreno e gastos com tratamento de câncer: ‘Mais de meio milhão’

Um ano após superar um câncer no intestino, Simony contou que desembolsou mais de R$ 500 mil no tratamento. Sem…

15 minutos ago
  • Brasil
  • São Paulo

Samba de Bumbo Paulista é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

O Samba de Bumbo Paulista foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil nesta quinta-feira (9), durante a 104ª reunião do…

37 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Quem são os participantes da Mansão em A Grande Conquista 2?

Agora é pra valer. Na noite desta quinta-feira (9), a fase da Vila finalmente chegou ao fim, em "A Grande…

1 hora ago
  • Brasil

Número de desalojados quase dobra em seis horas no Rio Grande do Sul

O número de desalojados em razão das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul quase dobrou…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Habemus Bruno Mars! Eduardo Paes confirma shows; veja datas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (9), a frase "Habemus Bruno Mars",…

2 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Popular parte pra cima de Davi no RS; campeão do BBB faz trabalho voluntário no Estado

VÍDEO: Popular parte pra cima de Davi no RS; campeão do BBB faz trabalho voluntário no Estado: 🚨VEJA! O momento…

11 horas ago