Governo volta atrás e mantém horário de verão no dia 4 de novembro

Horário de verão. Foto: Reprodução

Horário de verão. Foto: Reprodução

O Governo Federal decidiu não alterar novamente o início do horário de verão neste ano. A mudança no padrão do horário brasileiro voltará a ser feita no dia 04 de novembro, e não mais no dia 18 de novembro, como havia sido previamente anunciado. A decisão foi divulgada, nesta terça-feira (16), por meio de um comunicado do Palácio do Planalto.

No início do mês, o Planalto havia acatado a sugestão do Ministério da Educação (MEC) de adiar o início do horário de verão. O pedido foi feito para a data não coincidir com o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, o governo voltou atrás.

A decisão de manter o início do horário para o dia 04 de novembro estaria baseada em estudos dos ministérios de Minas e Energia e Transportes que mostram inviabilidade de atrasar ainda mais a mudança. Detalhes do estudo não foram compartilhados. A antiga alteração para o dia 18 de novembro também foi criticada, na época, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas. De acordo com o instituto, a ação prejudicaria passageiros que compraram passagens áreas com antecedência.

Inep fará campanha para não confundir horário

O início do horário de verão coincidirá com o primeiro dia de avaliação do ENEM — também realizado no dia 04 de novembro. A segunda prova será no domingo seguinte, no dia 11.

Para que os candidatos não confundam os horários, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deverá iniciar uma campanha ainda nesta semana para conscientizar sobre a mudança de horário no dia da primeira prova. O Instituto fará, ainda, uma série de recomendações aos estudantes.

Mudanças no horário em 2018

Esta não é a primeira vez que o horário de verão seria adiado neste ano. Normalmente, ele tem início no terceiro domingo de outubro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. No entanto, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa das eleições de 2018, o governo federal preferiu adiar a data. A decisão teve em vista agilizar a apuração dos votos do segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.

As alterações no início do horário de verão não mudam a data do seu término. O último dia ainda está previsto para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Nesta data, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Adotam o horário de verão, os seguintes estados: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Comentários

 




    gl