Governo autoriza reajuste de até 10,89% em preço de medicamentos

Remédios. Foto: Pikist

Medicamentos. Foto: Pikist

O Governo Federal autorizou o reajuste anual no preço dos medicamentos. Neste ano, a adequação de preços vai até 10,89%. A decisão, antecipada no início da semana pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).

De acordo com a portaria, o aumento é justificado pela inflação de março, que acumulou o valor de 10,54%, somada ao “Fator de Ajuste de Preços Relativos entre Setores”, que foi definido pelo Ministério da Economia em 0,35%.

Segundo o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, o reajuste definido pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 13 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. “É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde”, recomenda Mussolini.

O sindicato destacou que, durante os dois anos de pandemia, a oferta dos medicamentos se manteve regular e seus preços aumentaram menos do que os dos alimentos e dos transportes.

Leia também:

+ Confira cinco dicas para minimizar impacto do aumento dos medicamentos

+ Saúde: por que remédios genéricos são mais baratos?

Comentários

 




    gl