Glenn Greenwald não classifica Bolsonaro como ‘genocida’

Glenn Greenwald. Foto: Reprodução

O jornalista americano Glenn Greenwald disse, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, que julga “ofensivo” e “estúpido” classificar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como “genocida”, termo usado por opositores ao governo sobre a atuação do chefe do executivo no combate a pandemia da Covid-19.

Segundo Glenn, que ficou conhecido por reportagens investigativas publicadas pelo site The Intercept Brasil, chamar Bolsonaro de “genocida” é o mesmo que comparar o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ao ditador alemão Adolf Hitler: “As pessoas não se satisfaziam em criticar Trump pelo que ele merecia ser criticado. Trump defendia políticas que eu não só desaprovava como considerava perigosas. Mas não bastava dizer isso. Era preciso compará-lo a Hitler. Você tinha de dizer que ele era ditador, supremacista branco, que ele foi chantageado pela Rússia, que era um agente russo infiltrado”, explicou.

“No Brasil o que acontece é algo bastante semelhante. Se você é de esquerda, não basta dizer que acha que Bolsonaro gerencia muito mal a pandemia e que, por isso, pessoas morrem. É nisso que acredito. Não basta dizer que ele preferiu crescimento econômico e defender sua popularidade política a proteger a vida das pessoas. Acho que essa também é uma crítica válida. Mas chamá-lo de genocida, como se houvesse um ato intencional de pôr fim à vida de um grupo por causa de sua raça, etnicidade ou religião, o que seria um genocídio de verdade, é errado. Não serei coagido a dizer algo que não é verdade. E também acho que, quando você faz isso, consegue um monte de apoio. Se você vai para o Twitter e chama Bolsonaro de “genocida”, consegue 5 mil retuítes e 25 mil likes. Seu cérebro lhe diz: ‘você está fazendo algo de bom. Continue fazendo isso’. Esse é um dos efeitos nocivos das redes sociais”, argumentou.

+ Sidney Rezende: ‘Quem fizer a CPI da Covid-19 de palanque vai pagar preço negativo’

+ Ao receber vacina, idosa diz: ‘Bolsonaro é a ‘pqp’ eu sou é Lula’; assista

+ Homem armado que invadiu programa da Band ao vivo reaparece; relembre o caso

Comentários

 




    gl