Categories: Brasil

Flávio Dino toma posse no STF, dispensa festa e promete imparcialidade e isenção

STF. O ex-senador da República Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse, nesta quinta-feira (22), como novo ministro do Supremo Tribunal Federal em cerimônia presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. Apenas Barroso falou.

Dino fez juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse em solenidade que durou pouco mais de 20 minutos.

“Eu me limito a fazer uma brevíssima saudação de boas-vindas ao ministro Flávio Dino, que é uma pessoa recebida por todos nós com muita alegria. Um homem público, que serviu ao Brasil, em muitas capacidades, e nos Três Poderes”, disse Barroso após empossar Dino.

Em discurso de despedida no Senado, na terça-feira (20), Dino afirmou: “No Supremo Tribunal Federal, onde estarei nas próximas 48 horas, terei coerência, coerência com essa visão que aqui manifesta. Esperem de mim imparcialidade e isenção. Esperem de mim fiel cumprimento à Constituição e à lei. Nunca esperem de mim prevaricação. Nunca esperem de mim não cumprir meus deveres legais”.

Autoridades dos Três Poderes acompanham a solenidade: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A lista de convidados tinha cerca de 800 nomes.

À noite, por volta das 19h, Dino participa de uma missa na Catedral de Brasília, celebração para qual foram convidadas cerca de 500 pessoas. O novo ministro dispensou a tradicional festa oferecida pelas associações de juízes.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Programa de Sonia Abrão apresenta dossiê sobre Davi e Mani

Programa de Sonia Abrão apresenta dossiê sobre Davi e Mani. Durante a atração desta terça-feira (23) na RedeTV!, bancada trouxe…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Nenê de Vila Matilde informa sobre sinopse e explanação de enredo

A tradicional Nenê de Vila Matilde anunciou no último dia 4, o enredo que levará para Avenida no Carnaval de…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Gaviões da Fiel contrata carnavalesco, que afirma: ‘Fazer o maior Carnaval da sua história’

Após ficar na quarta colocação no Grupo Especial do Carnaval de 2024, a escola de samba Gaviões da Fiel anunciou…

2 horas ago
  • Música

Belo, aos 50 anos, será avô pela quarta vez

O cantor Belo hoje completa 50 anos e ganhou um belo presente: o anúncio de que será avô pela quarta…

3 horas ago
  • Rio de Janeiro

Jorge Ben Jor homenageia São Jorge em procissão

Salve Jorge! O cantor e compositor Jorge Ben Jor, famoso devoto de São Jorge, novamente deu um toque a mais…

3 horas ago
  • Famosos

Filho de Marcelo Rezende revela abuso sexual por ex do pai

Bastidores. O jornalista Diego Esteves, filho do também jornalista Marcelo Rezende, morto em 2017, revelou ter sofrido abuso sexual de uma…

3 horas ago