Fernando Borges é nomeado presidente interino da Petrobras

Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras informou nesta segunda-feira (20) que o presidente do Conselho de Administração da estatal nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de exploração e produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa.

Mais cedo, José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa e renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia informou que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da companhia. À época, o governo anunciou que José Mauro Coelho, que assumiu o cargo no dia 14 de abril, seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade.

O novo indicado precisa ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras que faz a avaliação de currículo. Depois, tem que ser eleito na Assembleia Geral Ordinária da empresa Após essa etapa, ainda terá seu nome submetido ao Conselho de Administração da companhia, onde precisará ser aprovado.

Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que um reajuste no preço dos combustíveis por parte da Petrobras será visto como um ataque com interesse político, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou uma reunião extraordinária para discutir mudanças na política de preços da estatal.

A atual política de preços da Petrobrás dolariza os preços dos combustíveis e derivados de petróleo no Brasil e é a principal causa da inflação.

Leia também:

+ Após esquerda vencer eleição na Colômbia, Bolsonaro manda mensagem para aliados

+ Caso Dom e Bruno: lancha é localizada e PF tem mais cinco suspeitos de participar do crime

Comentários

 




    gl