Fazenda Modelo é vistoriada e é aprovada por Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (7), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizou uma vistoria na Fazenda Modelo, unidade da Subsecretaria de Bem Estar Animal (SUBEM), em Guaratiba, Zona Oeste da cidade. Sob a coordenação do delegado Antonio Ricardo Nunes a diligência teve por objetivo concluir investigações em andamento onde anteriormente haviam sido constatadas irregularidades o que levou à interdição do local em janeiro deste ano. Na Fazenda Modelo, principal estrutura da SUBEM funciona um centro de atendimento veterinário, além do abrigo público com centenas de cães, gatos e cavalos mantidos pela subsecretaria.

A ação contou com a presença do perito veterinário do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro. A equipe foi recepcionada pelos responsáveis técnicos, pelo adestrador de cães e pelo diretor geral da unidade.

Todas as dependências da SUBEM na Fazenda Modelo incluindo o gatil, os canis, o curral o local de depósito de alimentos e medicamentos foram vistoriadas.

Cidadãos que aguardavam a consulta para os seus animais foram entrevistadas e relataram a importância dos serviços prestados, destacando a qualidade do atendimento recebido e a presteza dos funcionários. O motorista Robson Santana encontrou um cão atropelado por uma moto e foi até a Fazenda Modelo procurar atendimento. “Eu cheguei ao meu trabalho de manhã e o encontrei no chão pedindo socorro”, contou Robson que teve o cãozinho medicado e se dispôs a cuidar do novo amigo.

A protetora de animais Ida Fischer esteve na Fazenda Modelo e disse que sempre leva os animais para castrar. “O atendimento aqui é bom e a prioridade é o bichinho de rua. Tudo aqui é bem cuidado”, disse Ida.

Todos os animais estavam em ambientes adequados, higienizados e com oferta de água e comida.

De acordo com a perícia do ICCE, o local encontra-se apto a prestar os serviços a que se propõe não tendo sido constatada nenhuma irregularidade conforme legislação em vigor.

Comentários

 




    gl