Categories: Brasil

Fachin manda juízes soltarem presos de grupo de risco de cadeias superlotadas

Em razão da pandemia de Covid-19, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (17) que os juízes responsáveis pelas execuções penais em todo o país concedam progressão antecipada do regime semiaberto para domiciliar aos presos que estiverem em cadeias superlotadas.

O ministro atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feito pela Defensoria Pública da União (DPU) por meio de um habeas corpus coletivo. O regime semiaberto é aquele em que o preso tem permissão para deixar o presídio durante o dia para trabalhar, mas deve voltar à noite e permanecer nos fins de semana.

Deve ser beneficiado todo preso do semiaberto que atender a três condições: estar em presídio com lotação acima da capacidade; pertencer a grupo de risco para Covid-19, com comprovação por documentação médica; não ter praticado crime violento ou com grave ameaça.

O juízo competente, porém, ao analisar os casos individuais, pode deixar de conceder a progressão caso não haja nenhum caso de Covid-19 registrado no estabelecimento prisional e este adotar medidas adequadas de prevenção e tiver atendimento médico no local, ressalvou Fachin.

A progressão de regime para presos do semiaberto que não cometeram crimes violentos e pertencem a grupo de risco já estava prevista em recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no início da pandemia. A DPU alegou no Supremo, porém, que muitos magistrados resistem em aplicar a medida.

A DPU destacou o acentuado risco à vida decorrente da pandemia, diante da situação caótica do sistema prisional superlotado e com precárias condições de higiene.

Ao conceder a liminar, Fachin escreveu se tratar de uma questão não somente do direito à saúde do preso, mas de saúde pública, com alcance para toda a sociedade. “Isso porque a contaminação generalizada da doença no ambiente carcerário implica repercussões extramuros”, disse o ministro.

Fachin decidiu conceder a liminar monocraticamente diante da urgência da demanda e impossibilidade de o caso ser julgado colegiadamente pelo Supremo ainda neste ano.

* Com informações da Agência Brasil







Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Catia Paganote e Fernando Sampaio comentam sobre Xuxa

A apresentadora Xuxa Meneghel voltou a ser assunto dentro de A Grande Conquista 2, reality da Record TV, apresentado por…

38 minutos ago
  • Brasil

Cheryl Berno concorre à vaga de desembargadora do TRF2

Nessa segunda-feira (27), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, os conselheiros e conselheiras da OAB federal, quatro…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Angola! Tom Maior decide reeditar enredo histórico para disputar Acesso

Um enredo histórico, com um samba que marcou uma década e uma comunidade aguerrida que fará de tudo para conquistar…

1 hora ago
  • Cinema
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Morre Richard Sherman, compositor de clássicos da Disney

Morreu nesse sábado (25), aos 95 anos, em Beverly Hills, nos Estados Unidos, o compositor norte-americano Richard Sherman, autor de…

2 horas ago
  • Brasil

Algema de sex shop, fantasia de presidiário, canudo, colares havaianos: doações bizarras ao RS viralizam na web

Os vídeos de Renata Protta, uma das voluntárias que está fazendo a triagem das doações às vítimas das enchentes no Rio…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Projeto Harmonia Transatlântica: show reúne clássicos do Brasil e da França

Música. O projeto Harmonia Transatlântica, do pianista francês Marco Poingt e do gaitista brasileiro Pablo Fagundes, mistura a tradição musical…

3 horas ago