Categories: Brasil

Expectativa de vida do brasileiro sobe após queda na pandemia de Covid-19

Expectativa. Após despencar durante a pandemia de Covid-19, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer voltou a subir e chegou a 75,5 anos em 2022, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Antes da crise sanitária que matou quase 800 mil no país, a expectativa de vida era de 76,2 anos. Em 2020, início da pandemia, caiu para 74,8 anos e, no ano seguinte, sofreu mais uma queda, ficando em 72,8 anos. Com o fim da pandemia, subiu para o patamar atual.

Esses números são, porém, inferiores às projeções iniciais que haviam sido feitas antes da crise de saúde no país e com base em dados disponíveis à época.

O cálculo da expectativa de vida por ano de nascimento é uma projeção, e aponta qual é a expectativa de vida para os brasileiros que nasceram em 2022.

“Em outras palavras, espera-se que um recém-nascido no ano de 2022 viva, em média, 75,5 anos, caso este vivencie os níveis de mortalidade, ao longo de sua vida, semelhantes aos que a população apresentou em 2022, em cada idade”, explica o IBGE.

A expectativa de vida sintetiza toda a experiência de mortalidade que uma pessoa média vai ter a partir daquela idade. Então, a taxa de vida ao nascer é o resumo do que se espera viver em cada uma dessas idades. Ela sintetiza toda uma experiência da mortalidade da população de todas as idades naquele ano.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Ana Carolina Garcia
  • Cinema
  • Colunas
  • Entretenimento

Especial Oscar 2024

No próximo domingo, dia 10, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and…

1 hora ago
  • Televisão

VÍDEO: Assista ao momento em que Casa é comunicada da expulsão de Wanessa

VÍDEO: Assista ao momento em que Casa é comunicada da expulsão de Wanessa: Recado do @tadeuschmidt para a casa🗣️ #RedeBBB…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Pegada de Africano’: Celsinho Mody segue como intérprete da Tatuapé

Pelo nono ano consecutivo, Celsinho Mody será o intérprete oficial da Acadêmicos do Tatuapé. A confirmação de sua renovação para o…

17 horas ago
  • Carnaval/SP

Gaviões da Fiel desfaz trio e anuncia dupla de carnavalescos

Alô Fiel! Quarta colocada na classificação final do Grupo Especial de 2024, a Gaviões da Fiel optou por manter dois dos…

19 horas ago
  • Carnaval/SP

X-9 Paulistana terá duplo comando em sua bateria no próximo Carnaval

Alô Zona Norte. Campeã do Grupo de Acesso 2 do Carnaval de São Paulo de 2024, a X-9 Paulistana já…

22 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Grupo Especial já tem dois enredos definidos para o Carnaval 2025

Rio 2025: Grupo Especial já tem dois enredos definidos para o próximo Carnaval: Rio. Duas escolas de samba do Grupo…

2 dias ago