Ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães é genro de Léo Pinheiro, delator do triplex atribuído a Lula

Triplex do Guarujá. Foto: Reprodução da TV

Triplex do Guarujá. Foto: Reprodução da TV

Pedro Duarte Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal no governo de Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado por um grupo de funcionárias por assédio sexual. As informações são da coluna Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, publicada na última terça-feira (28).

Em sua primeira e última aparição oficial como presidente da Caixa após as denúncias, Guimarães agradeceu a presença da esposa, durante o lançamento do Plano Safra 2022/23, na quarta, dia 29. Ele homenageou Manuella Pinheiro Guimarães, sem citar seu nome.

“Quero agradecer a presença de todos vocês, da minha esposa. São quase vinte anos juntos, dois filhos e uma vida inteira pautada pela ética. Tanto é verdade que, quando eu assumi o banco, ele tinha os piores ratings das estatais”, falou em seu último ato no cargo.

Depois da polêmica vir à tona, Pedro pediu demissão do cargo. Em carta entregue ao presidente e dirigida aos brasileiros e aos colaboradores do banco, Guimarães nega as acusações.

Ainda na esteira do escândalo, as ligações familiares de Pedro voltaram a ganhar destaque. Manuella é filha do empreiteiro Léo Pinheiro, ex-executivo da OAS, condenado por pagar propinas em troca de favorecimentos para a empresa. Léo teve a pena reduzida após assinar um acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, em que acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ser o “proprietário oculto” do triplex do Guarujá.

O último cargo de Pedro no âmbito privado foi no comando do banco de investimentos Brasil Plural, com forte presença na área de petróleo e no setor imobiliário, em que o sogro atuava.

Nova presidente

A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, foi nomeada nesta quarta-feira pelo presidente Bolsonaro como nova presidente da Caixa Econômica Federal. A exoneração de Guimarães e a nomeação de Daniella foram publicadas no final da tarde em edição extra do Diário Oficial da União.

Leia também:

+ Vídeo: Mamãe Falei e bolsonaristas brigam no meio da rua no estado do Paraná

Comentários

 




    gl