Categories: Brasil

Estudo aponta que internação por Covid-19 é 34% menor em pessoas que praticam exercícios

Praticar atividades físicas reduz as chances de a pessoa ser hospitalizada se contrair Covid-19. Essa conclusão é de uma pesquisa feita on-line com 938 brasileiros que contraíram a doença e apontou que a necessidade de internação entre aqueles considerados “suficientemente ativos” foi 34,3% menor do que aqueles que não tinham essa condição.

Foram qualificados como “suficientemente ativos” os voluntários do estudo que, antes da pandemia, praticavam semanalmente ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade. Esse critério usou como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O questionário foi respondido on-line entre junho e agosto por voluntários de diversas idades e ambos os sexos. Todos tiveram a Covid-19 confirmada por testes do tipo RT-PCR – aquele do cotonete “gigante”, que detecta o vírus na fase ativa – ou sorológico – que identifica anticorpos contra o Sars-Cov-2.

O resultado mostrou que apenas 91 dos participantes (9,7%) precisaram ser internados. E a prevalência de hospitalização foi maior entre os homens, os idosos (65 anos ou mais), os voluntários obesos ou com sobrepeso e os de menor nível socioeconômico e menor escolaridade. No entanto, após descontar a influência desses fatores, por meio de modelos estatísticos, no resultado final, os pesquisadores identificaram uma redução de 34,3% na prevalência de hospitalização no grupo “suficientemente ativo”.

O questionário aplicado no estudo trazia perguntas sobre o quadro clínico do voluntário quando teve Covid-19 (sintomas, medicamentos e tempo de internação no caso daqueles que foram hospitalizados). Além disso, incluía fatores que podiam influir na infecção, como idade, sexo, Índice de Massa Corporal (IMC), doenças preexistentes, condições socioeconômicas, escolaridade, consumo de tabaco e nível de atividade física.

Os dados completos do estudo foram publicados em um artigo na plataforma médica Medrvix, ainda sem revisão por pares. O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).







Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Afoxé Filhos de Gandhy: veja o logotipo do enredo da Colorado do Brás

Vice-campeã do Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2024, a escola de samba Colorado do Brás levará para o…

18 minutos ago
  • Famosos

Lucas Jagger, filho de Luciana Gimenez e Mick Jagger, recebe diploma e apresentadora se emociona

Lucas Jagger, filho de Luciana Gimenez e do astro do pop Mick Jagger, se formou pela Universidade de Nova York…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Único cantor de São Paulo no Grupo Especial do Rio em 2024 recebe premiação

Único cantor de São Paulo a atuar no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, Benson recebeu…

2 horas ago
  • Música

Anitta arrasa em apresentação do The Voice dos EUA

Sucesso. Nem deu tempo de ficar triste. Depois de perder, na última segunda-feira (13), 200 mil seguidores após publicar fotos praticando…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Prova da Virada é disputada por Bruno Cardoso, Claudia Baronesa e Will Rambo

Disputa. A competição está acirrada em A Grande Conquista 2, reality show da RecordTV apresentado por Rachel Sheherazade. O palhaço…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Definida dupla para bailar com o pavilhão principal da Unidos do Peruche

Definido o casal que irá bailar com o pavilhão principal da Unidos do Peruche no Carnaval de 2025. Patrick Vicente e…

4 horas ago