Engie entra no mercado de gás com aquisição da TAG

Foto: Divulgação

Maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, a Engie concluiu nesta quinta-feira dia (13) o fechamento da operação de aquisição de 90% da TAG, por aproximadamente R$ 31,5 bilhões. Um valor de cerca de R$ 2 bilhões foi pago e será usado pela TAG para pagar com antecedência a totalidade da dívida com o BNDES. A aquisição foi financiada através de títulos e dívidas. A alavancagem foi de aproximadamente 70% e foi estruturada através de dez parceiros financeiros. A Petrobras, vendedora da transportadora de gás, permanece com uma participação de 10% na companhia.

A TAG foi adquirida por um consórcio formado pela Engie, que ficará com 58,5% de participação no ativo, sendo 29,25% através da sua subsidiária local Engie Brasil Energia, e o fundo de pensão canadense CDPQ, com 31,5%.

A companhia será comandada pelo engenheiro Gustavo Labanca, que assume o cargo de diretor-presidente da TAG. Desde 1998 no grupo, foi um dos líderes do processo de aquisição da TAG e atuava como diretor de Desenvolvimento de Negócios da Engie Brasil desde 2016.

A transação marca a entrada da Engie no mercado de gás no Brasil. Os investimentos na cadeia do gás integram a estratégia global da empresa de ser líder na transição energética rumo a uma economia de baixo carbono.

“A aquisição possibilita um rápido crescimento no país com novas fontes de receitas em uma nova linha de negócios, garantindo a sustentabilidade do grupo no longo prazo”, ressaltou Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil.

De acordo com Bähr, a operação está alinhada aos objetivos estratégicos da Engie que incluem o “crescimento em energias renováveis e em infraestruturas, como as linhas de transmissão e a cadeia do gás”.

O executivo ressaltou ainda a importância de se manterem os contratos nessa fase de transição para um novo mercado de gás, que tem tudo para se expandir e gerar benefícios para o país, com a geração de empregos, renda, investimentos e tributos.

Novo Conselho de Administração da TAG

O novo conselho de administração da TAG, eleito no dia 13 de junho, será presidido pelo CEO da Engie Brasil, Maurício Bähr, e será formado pelos executivos da Engie Eduardo Sattamini, Raphael Barreau e Martin Lestang, pelos executivos da CDPQ Louis Jean Chartier e Eduardo Edmond Farhat, e pelo executivo da Petrobras Mauro Roberto da Costa Mendes.

TAG

A TAG é a maior transportadora de gás natural do Brasil, com uma malha de gasodutos com aproximadamente 4.500 km, localizada no litoral das regiões Sudeste e Nordeste, além de um trecho ligando Urucu a Manaus (AM) na região Norte. A malha conta ainda com 12 instalações de compressão de gás (6 próprias e 6 subcontratadas) e 91 pontos de entrega.

Comentários

 




    gl