Enem 2019: quatro dicas para prova de língua estrangeira

A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no início de novembro e sua importância é bastante valorizada pelos estudantes que buscam aprovação em universidades públicas e pelos que almejam acesso à programas de bolsa e financiamentos, como o Prouni e o Fies.

A nota requerida para conquistar esses objetivos é alta e a disputa por vagas é extremamente acirrada. Além disso, o resultado conquistado na prova pode ser usado também para pular etapas de admissão em universidades particulares ou até mesmo conseguir alguma porcentagem de desconto nas mensalidades. E a tão pouco tempo do exame, entre todas as disciplinas testadas, o inglês é uma que pode te ajudar com alguns pontos a mais no resultado final.

Se o seu idioma escolhido na prova de língua estrangeira foi o inglês, saiba que ainda dá tempo de se preparar e aprimorar algumas técnicas nesse curto período. E justamente para te ajudar nisso, Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge dedicado à avaliação internacional de proficiência em inglês, listou algumas dicas fundamentais para ter um bom resultado no exame. Confira:

Fique ligado nos assuntos do momento!
Sim, a prova é de inglês, mas não é por isso que ela vai deixar de abordar temas atuais como o cenário político do Brasil – ou de outros países – debates extremamente importantes como o Brexit, questões ambientais como o aquecimento global e as queimadas na Amazônia, ou aspectos geográficos. Foi-se o tempo em que as avaliações de idiomas eram só interpretação de texto e gramática. O Enem tem a tendência de correlacionar disciplinas e contextualizar acontecimentos recentes ao longo da prova, não importa qual disciplina esteja sendo testada.

“Sendo assim, a dica aqui é investir bastante tempo de estudo em temas atuais e ampliar o máximo possível do repertório em conhecimentos gerais”, afirma Alberto Costa. Estar familiarizado com os assuntos do enunciado torna o entendimento 100% melhor, além de poupar tempo na hora da interpretação. Isso contribui com uma boa dose de calma e segurança para responder as questões.

Preste bastante atenção nas possíveis pegadinhas
As palavras cognatas são ótimas e podem nos ajudar muito durante as provas de inglês. Justamente por causa da origem semelhante com as que usamos em português, a grafia aproximada nos leva a um significado muito parecido ou até mesmo idêntico ao do idioma nativo.

Apesar disso, é preciso ter muito cuidado com os falsos cognatos! Também conhecidos como false friends (amigos falsos), eles podem dificultar bastante o entendimento do texto dependendo do contexto no qual está inserido. São aquelas palavras que parecem significar uma coisa, por conta da similaridade com o português, mas na verdade tem uma tradução totalmente diferente.

Costa também dá outra dica: “Para evitar a decoreba da matéria, a dica é fazer uma espécie de dicionário com os termos que tem o entendimento mais complexo, acompanhados de exemplos de uso em frases diversas. Desse jeito, com o estudo constante, o entendimento vai se tornar algo mais natural.”

Interpretação é tudo!
A dica parece um pouco óbvia, mas ainda sim é importante lembrar. Como em todas as questões do Enem, a interpretação de texto é uma das partes mais importantes para se dar bem e conseguir resolver os exercícios de forma rápida e eficiente. Isso porque, muitas vezes a questão tem um texto longo sobre um assunto, e no final está pedindo outra coisa totalmente diferente.

Além disso, se atentar aos gêneros usados nos enunciados também é de extrema importância. Poemas, textos jornalísticos, trechos de literatura estrangeira, comentários mais descontraídos da web: estar familiarizados com todos esses tipos de linguagem pode facilitar bastante na hora de entender o que o exercício está pedindo.

Prática do estudo!
É importante lembrar que deixar o estudo de inglês pra última hora nunca é uma boa ideia. Então, o ideal é já estar estudando há algum tempo e agora só aproveitar para revisar alguns aspectos. E para a parte da revisão, existem algumas ferramentas úteis que podem ajudar e muito:

Write&Improve: Uma ótima forma de praticar o idioma é escrevendo! E Cambridge English disponibiliza uma ferramenta que pode auxiliar nisso. Trata-se do Write&Improve, ferramenta online em que o aluno escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário. Dessa forma você se familiariza cada vez mais com o idioma e tem mais chances de obter um resultado positivo na prova.

BBC Learning English: Plataforma da rádio britânica, a BBC Learning English possibilita, além de outras atividades, a leitura de artigos jornalísticos em níveis diferentes de dificuldade do idioma. Ajudando, dessa forma, a treinar a leitura para os enunciados do exame, que muitas vezes são fatores de complicação.

Comentários

 




    gl