Enquanto enchentes atingem a Bahia, Bolsonaro viaja a Santa Catarina para passar Ano Novo

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) viaja para Santa Catarina nesta segunda-feira (27) para passar as festas do Ano Novo em uma praia de São Francisco do Sul. Segundo a “Folha de S. Paulo, ele deve retornar em 3 de janeiro a Brasília.

Segundo o jornal, a Presidência da República não confirmou as informações sobre a viagem de Réveillon. Os dados foram repassados à reportagem por auxiliares do mandatário.

A viagem acontece enquanto fortes chuvas castigam a população da Bahia. No início de dezembro, Bolsonaro sobrevoou as regiões afetadas acompanhado pelos ministros da Cidadania, João Roma; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; e da Saúde, Marcelo Queiroga. Na época, ele acabou não anunciando nenhuma medida.

Fortes chuvas causam enchentes na Bahia desde o fim de novembro. Foto: Reprodução/Twitter
Fortes chuvas causam enchentes na Bahia desde o fim de novembro. Foto: Reprodução/Twitter

O governador do estado, Rui Costa (PT), incluiu neste domingo (26), via decreto, mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das tempestades que ocorreram nos últimos dias. Com isso, chega a 72 o número de municípios nesta condição. Segundo ele, 37 cidades da região estão embaixo da água, atingidas de forma mais intensa pela subida do nível dos rios.

Nesta segunda-feira (27), o governador disse, em sua conta oficial no Twitter, que as águas na cabeceira do rio Cachoeira, um dos que atravessam a região, começaram a baixar, e que “a expectativa é de melhora nos próximos dias”.

Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantiveram para esta segunda-feira (27) o alerta de alto risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil da Bahia, divulgado no domingo, o estado contabiliza até o momento 18 mortos em decorrência dos temporais, além de dois desaparecidos, 16.001 desabrigados (pessoas que não possuem mais moradia) e 19.580 desalojados (pessoas que não conseguem acessar suas casas).

Governo Bolsonaro deve enviar 90 médicos a regiões atingidas

O Ministério da Saúde deve enviar, nesta segunda-feira (27), 90 médicos para auxiliar a população atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas na região sul da Bahia. A informação foi divulgada em entrevista dada à imprensa local pelo ministro da Cidadania, João Cidadania, que visitou o estado neste domingo (26).

Até o momento, o governo federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Nesta segunda, o governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil a juro zero, para recuperar estabelecimento comerciais prejudicados.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também:

+ Tragédia causada pelas chuvas é ‘algo nunca visto’, diz governador da Bahia

Comentários

 




    gl