Rio: Empate entre Castro e Freixo é apontado em pesquisa feita pelo Ipec

Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Foto: Governo Rio/Divulgação/Marcelo Freixo/Reprodução/Twitter

Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Foto: Governo Rio/Divulgação/Marcelo Freixo/Reprodução/Twitter

Pesquisa realizada pelo Ipec (ex-Ibope), contratada pela Associação Rio Indústria, divulgada nesta quinta-feira (21), aponta que Cláudio Castro, do PL, e Marcelo Freixo, do PSB, estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio. Considerando a margem de erro, de três pontos, Castro tem 19% das intenções de voto contra 13% de Freixo.

O levantamento foi feito ainda com Anthony Garotinho como candidato, pois seu nome só foi retirado da disputa pelo União Brasil depois das entrevistas terem sido iniciadas”, destacou o jornalista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, ao divulgar os dados.


Leia também:

+ Lula amplia vantagem diante de Bolsonaro em nova pesquisa eleitoral

+ Eleições 2022: PDT lança, oficialmente, Ciro Gomes à presidência da República

+ Eleições 2022: Lula aparece na frente em 12 estados; Bolsonaro lidera em 8


Confira os números:

Cláudio Castro – 19%
Marcelo Freixo – 13%
Marcelo Crivella (Republicanos) – 10%
Garotinho – 6%
Rodrigo Neves (PDT) – 5%
Cyro Garcia (PSTU) – 4%
Eduardo Serra (PCB) – 3%
Coronel Emir Larangeira (PMB) – 2%
Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) – 1% cada

Em uma simulação sem o nome de Crivella, Cláudio Castro e Marcelo Freixo seguem empatados no limite da margem de erro da pesquisa, com 20% e 14% das intenções de voto, respectivamente.

Segundo turno

Em um segundo turno entre Castro e Freixo, o primeiro aparece com 34% e Freixo com 33%. Brancos e nulos somam 24% e indecisos 9%.

A pesquisa ouviu 1.008 eleitores do Rio de Janeiro presencialmente entre 15 e 21 de julho. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-08610/2022 e BR-00325/2022.

PT orienta diretório do Rio a não homologar apoio a Freixo

A convenção nacional do PT deliberou, nesta quinta-feira (21), resolução orientando o PT do Rio a não realizar a convenção prevista para homologação da aliança com Marcelo Freixo até decisão da Executiva Nacional sobre o assunto, o que deve acontecer na próxima semana.

O vice-presidente nacional do partido Washington Quaquá, quer que a direção nacional petista reveja o apoio declarado ao candidato do PSB no Rio em razão do rompimento do acordo nacional, segundo o qual o PSB indicaria o candidato ao Governo e o PT, o nome ao Senado.

Nesta quarta-feira (20), o PSB lançou candidatos para os dois cargos: Freixo para o Governo; Alessandro Molon para o Senado.

Comentários

 




    gl