Categories: Brasil

Em Marcha para Jesus, Bolsonaro não cita Ribeiro e diz ter exército de 200 mi

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) participou, neste sábado (25), do evento religioso Marcha para Jesus, na cidade de Balneário Camboriú, no litoral Norte do estado de Santa Catarina.

Após passear em carro aberto, discursou para apoiadores: “Não podemos admitir que fiquemos calados enquanto fazem algo de mal para os outros. Sempre tenho falado das quatro linhas da Constituição. Tenho certeza que, se preciso for — e cada vez mais parece que será preciso —, nós tomaremos as decisões que devem ser tomadas. Cada vez mais eu tenho um exército que se aproxima dos 200 milhões de pessoas nos quatro cantos desse Brasil”, calculou.

“Não podemos esperar chegar 2023 ou 2024 e olhar para trás. Temos de nos perguntar: o que não fizemos para chegarmos a essa situação difícil de hoje em dia? Nós somos a maioria. A democracia são vocês. O maior pecado que podemos cometer é o da omissão. Não podemos aceitar passivamente aqueles que querem impor as suas vontades sobre nós. Minha chegada à Brasília tirou da zona de conforto quem queria o mal do nosso país. Eles se uniram. Solapam a nossa democracia. Nos acusam do que verdadeiramente são. Se julgam os donos da verdade. Acham que pode tudo, até mesmo nos escravizar”, disse.

Ao falar por cerca de 20 minutos, Bolsonaro não mencionou o caso envolvendo seu ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, que chegou a ser preso nesta semana.

Um dia depois da prisão, o desembargador Ney Bello, do TRF -1, Tribunal Regional Federal, concedeu liberdade ao ex-ministro, alvo da operação Acesso Pago, da Polícia Federal, suspeito de chefiar um esquema ilegal de liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, vinculado ao MEC.

Logo depois da decisão de liberar Ribeiro, a Polícia Federal divulgou nota informando a abertura de um procedimento interno para apurar “boatos de possível interferência” na operação.

Depois da Marcha, o presidente participou de um almoço com pastores evangélicos, políticos e empresários locais. O retorno para Brasília está previsto para a tarde deste sábado, segundo agenda oficial.

Áudios de Ribeiro

Nesta sexta, a rede Globo divulgou uma conversa de Ribeiro, de 9 de junho, com uma filha. Ele relata que recebeu uma ligação de Jair Bolsonaro em que o presidente da República dizia temer ser atingido pela investigação da Polícia Federal contra o ex-ministro.

“A única coisa meio… hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse Ribeiro para a filha. O trecho consta da investigação da PF.

Aliados do Planalto temem a possibilidade da existência de novos áudios em que Milton Ribeiro faça outras revelações que comprometam Bolsonaro no vazamento de informações sobre a operação da PF. O senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a abertura de inquérito para investigar possíveis interferências do presidente na Polícia Federal. Randolfe pede que a ação investigue suposta conduta de sigilo e obstrução de Justiça por Bolsonaro.

O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, afirmou que o presidente não interferiu na Polícia Federal e não tem “nada a ver com essas gravações”. “O que se tem, por ora, é: Milton Ribeiro está usando o nome do presidente de forma indevida, sem autorização. Ele que responda pelos atos dele, ele que se explique”, declarou Wassef.

Leia também:

+ Inflação de junho avança; acumulado de 12 meses é de 12,04%

+ Caso Genivaldo: PRF impõe sigilo de 100 anos em processos

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

Páscoa: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Mundo. O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, capital da Itália, nesta…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Qual seu palpite? Camisa Verde e Branco define enredo para 2025

A Mocidade Camisa Verde e Branco já definiu seu enredo para o Carnaval 2025. A informação foi divulgada nas redes…

9 horas ago
  • Televisão

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos: Mercado. Antes de anunciar quem serão os primeiros âncoras, a CNBC no…

10 horas ago
  • Televisão

Vídeo completo mostra que Davi não debocha de pessoas PCD; assista

A versão completa de vídeo que está viralizando nas redes sociais, mostra que Davi imita a forma que Isabelle responde,…

10 horas ago
  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

10 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

11 horas ago