Categories: BrasilEconomia

Em dia de pânico no mercado, Paulo Guedes vê cenário com ‘absoluta serenidade’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse há pouco ver com “absoluta serenidade” o cenário internacional, instável pela epidemia de coronavírus, temor de maior desaceleração da economia global, queda no preço do petróleo e bolsa internacionais.

“Temos que manter absoluta serenidade. E a maior resposta à crise são as reformas. Vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir o nosso trabalho. O Brasil tem dinâmica própria de crescimento. Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelera”, disse ao chegar ao Ministério da Economia.

Segundo ele, a reforma administrativa pode ser enviada ao Congresso Nacional ainda esta semana, após o retorno do presidente Jair Bolsonaro dos Estados Unidos. Ele disse ainda que a “contribuição inicial” do governo à reforma tributária será encaminhada ao Congresso nesta ou na próxima semana.

Guedes disse que o coronavírus está sendo a gota d’água para a redução do crescimento econômico mundial. “O mundo está realmente em um momento crítico. O coronavírus está sendo a gota d’água porque o mundo já estava desacelerando”. Já o Brasil, segundo ele, está em situação contrária. “No quarto trimestre deste ano que acabou [2019] sobre o quarto trimestre do ano anterior [2018] já estava crescendo a 1,7%.”

Contrariando os péssimos índices da economia brasileira, ele também afirmou que “O Brasil está em plena recuperação”.

Embora o ministro tente impor um clima de tranquilidade, na manhã desta segunda-feira, o Banco Central vendeu US$ 3 bilhões no mercado de câmbio, numa tentativa de conter a alta do dólar, que chegou a bater em R$ 4,7921. A bolsa de valores, que abriu o pregão às 10 horas, vive um dia de tensão.

“Somos leais a Paulo Guedes e às suas política econômicas”, diz Bolsonaro nos Estados Unidos

Em discurso em um seminário de empresários brasileiros em Miami, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (9), Jair Bolsonaro afirmou que continua “leal” à política econômica neoliberal imposta pelo ministro Paulo Guedes, que resultou num PIB de 1,1% e hoje levou, juntamente com fatores externos, à um colapsono na bolsa de valores e nova desvalorização recorde do real frente ao dólar.

* Com informações da Agência Brasil

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

15 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

17 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

17 horas ago