Categories: Brasil

Em coletiva, Mandetta ignora Bolsonaro e defende isolamento social

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro ter feito um passeio pelo comércio de Brasília em meio ao surto do novo Coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou que sejam mantidas as recomendações dadas pelos estados e defendeu o “máximo grau de isolamento social”.

A afirmação do ministro contraria o discurso que tem sido defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que não tem poupado críticas duras aos Estados, por causa de suas quarentenas.

“Tenho dialogado com os secretários municipais e estaduais dentro do que é técnico, dentro do que é científico, dentro do planejamento. O que (conversamos) é o que a gente precisa ter na saúde nesta semana, e nas outras semanas, para que a gente possa imaginar qualquer tipo de movimentação que não seja esta que a gente está”, disse Mandetta.

Mandetta também afirmou: “No momento, a gente deve manter o máximo grau de distanciamento social, para que a gente possa, nas regras que estão nos estados, dar tempo para que o sistema [de saúde] se consolide na sua expansão”.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (30), que o Brasil teve o dia com mais registros de mortes pelo novo Coronavírus desde o início da pandemia em território nacional.

O balanço divulgado mostra 23 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao número de 159 óbitos no total – antes, o recorde diário era de 22 mortes, o que ocorreu tanto no sábado, como no domingo (29).

Em 24 horas, foram 323 novos casos confirmados, somando agora 4.579. A região Sudeste segue concentrando o maior número de casos confirmados, com 2.507 – ou 55% do total no País. O Nordeste tem 17%, com 790 casos, seguido por Sul (13% – 593 casos), Centro-Oeste (9% – 435 casos) e Nordeste (6% – 254 casos).

Segundo o ministério, esta é a terceira queda consecutiva no balanço diário de novos casos confirmados. No domingo, 353 novos casos haviam sido detectados, ante 487 no sábado e 502 na sexta-feira.

São Paulo segue como o Estado com maior número de casos da doença no Brasil, 1.517, avanço de 4,5% em relação ao dia anterior. O Estado possui ainda 113 mortes provocadas pelo Covid-19. Na sequência, vem o Rio de Janeiro, com 657 casos e 18 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, 14 Estados e o Distrito Federal já contabilizaram mortes por causa da doença.

Em outro momento, o ministro declarou que “distanciamento social não quer dizer isolamento absoluto”. “Não estamos ainda em lockdown absoluto”, disse, referindo-se ao termo em inglês para a paralisação total do fluxo de pessoas (com exceções).

O ministro disse mais de uma vez que a pandemia não é um problema que diz respeito apenas ao seu ministério: “Essa briga não é [somente] da Saúde.”

“Temos uma onda na Saúde e temos uma onda na Economia. Parece que é consenso de todos que fazer um lockdown absoluto não é, neste momento, o que a gente está precisando, porque vai ter muito problema lá na frente”, afirmou.



Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: CoronavírusCovid-19destaqueLuiz Henrique MandettaMinistério da Saúde

Recent Posts

  • Geral

Narrador Silvio Luiz continua internado em UTI

Na torcida. Silvio Luiz, de 89 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em…

1 hora ago
  • Brasil

Mulher entra em trabalho de parto em abrigo no RS

Esperança. Patrícia Ramos, que está em um abrigo em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com o marido, Christopher…

2 horas ago
  • Carnaval
  • Carnaval/RJ

Exposição Rio Carnaval segue até 19 de maio no MAR

Rio. Com curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, a exposição…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Mães do samba: conheça a história da tradicional ala de baianas no Carnaval

Neste domingo (12) é celebrado o Dia da Mães, uma das datas mais afetivas do calendário. No samba, especificamente no universo…

3 horas ago
  • Brasil

RS: Mães de autistas criam espaço de acolhimento para neurodivergentes

Solidariedade. A jornalista Debora Saueressig e a nutricionista Roberta Vargas, mães de crianças autistas, criaram o Instituto Colo de Mãe,…

6 horas ago
  • Carnaval
  • Carnaval/RJ

RS: Escolas de samba produzem rodos para limpeza de casas

Liesa. A solidariedade é uma característica das escolas de samba do Rio de Janeiro. Diante da tragédia das enchentes no Rio…

6 horas ago