PIB do Brasil cresce no 1º trimestre de 2023; índice é o quarto maior do mundo

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Recuperação. Um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, com dados econômicos de 34 países que já divulgaram os resultados do PIB prévio deste ano, aponta que o crescimento médio dessas economias ao longo do primeiro trimestre de 2023 foi de 0,4%.

Segundo a Folha de S. Paulo, o estudo da OCDE coloca que o desempenho do Brasil no período, crescimento de 1,9% sobre o trimestre anterior, está entre os quatro melhores registrados no mundo, ficando atrás apenas de Hong Kong, Polônia e China. Os piores desempenhos foram apontados nas economias da Holanda, Irlanda e Lituânia.

A OCDE destaca que 27 países registraram crescimento do PIB, enquanto uma, a da Alemanha, apresentou estabilidade, e outros cinco registraram contração, quando em comparação com o trimestre anterior.

A China cresceu 2,2%, enquanto nos Estados Unidos a taxa anualizada foi de 1,3%, com desaceleração na comparação com o final do ano passado.

Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões no trimestre. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período, na maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996.

Comentários

 




    gl