Histórica, fábrica da Toyota encerra atividades em São Bernardo do Campo

Histórica, fábrica da Toyota encerra atividades em São Bernardo do Campo. Foto: Acervo - Toyota

Histórica, fábrica da Toyota encerra atividades em São Bernardo do Campo. Foto: Acervo – Toyota

Histórica. Uma das fábricas de automóveis mais antigas do Brasil chegou ao fim. A Toyota anunciou, nesta terça-feira (5), que vai encerrar suas operações na unidade de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

A instalação em São Bernardo foio a primeira da empresa fora do Japão, sua sede. Além dos impactos do fechamento de uma planta industrial dessa magnitude, ainda serão contabilizados os impactos indiretos, no comércio e nos serviços, assim como aconteceu após o destino da Ford, também no mesmo município.

Conhecida por ser a capital do automóvel no país, São Bernardo assiste ao declínio do segmento na região e acumula impactos negativos. Na cidade, além das duas citadas, outras gigantes do setor marcaram o desenvolvimento da cidade, entre elas, a Volkswagen, Karmann Ghia e Mercedez.

Inaugurado há 60 anos, em 1962, o local será desativado de forma gradual entre o final deste ano e novembro de 2023. Atualmente a fábrica vinha sendo responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.

Segundo a Toyota, “será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista” de se realocarem em outras unidades da empresa. Atualmente, cerca de 550 pessoas trabalham no local.

Leia também:

+ Datena lidera corrida ao Senado por SP com 32%, seguido de França e Janaína

+ SP: ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera disputa ao governo com 30,2%

Comentários

 




    gl