Alta no preço do leite assusta consumidores; produto chega a R$ 7

Preço do leite. Foto: Felipe Neitzke

Não é novidade para ninguém a alta no preço dos alimentos nos últimos tempos. Dessa vez, o que chamou a atenção dos consumidores foi o valor do leite nas prateleiras de todo o país.

O item, que é essencial na alimentação de toda a população, já está custando mais de R$ 7, o litro, em alguns supermercados. Apesar da surpresa à primeira vista, não é de hoje que o leite e seus derivados estão sofrendo impacto por conta da alta da inflação.

No mês de março, o produto já acumulava um aumento de 15% no valor comparado aos últimos 12 meses. Por se tratar de matéria-prima para outras diversas mercadorias, itens como iogurte, queijos e bebidas lácteas também registraram uma elevação no preço.

No entanto, não é só o leite que sofreu com uma subida no valor. Outros produtos que também compõem o café da manhã do brasileiro foram impactados pela inflação. O café, o pão francês e a manteiga também apresentaram variações no preço nos últimos 12 meses.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia está diretamente ligada a esse encarecimento. Isso porque os produtos russos utilizados pela agropecuária brasileira, como os fertilizantes, passaram a custar mais, e consequentemente, a alimentação do gado se tornou mais cara. Outros fatores, como o preço do combustível e a energia elétrica também causam impacto nessa indústria.

Por todas essas razões, as empresas leiteiras tem diminuído o volume de produção do produto, já que o mesmo deixou de ser lucrativo.

Leia também:

+ Inflação nas alturas: 55% dos brasileiros deixaram de consumir carne vermelha

+ Ministro afirma que governo não pode interferir nos preços da Petrobras

Comentários

 




    gl