Categories: BrasilSão Paulo

Doria: São Paulo terá população vacinada até o fim do ano

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta terça-feira (2) que toda a população do Estado “será vacinada até o fim do ano”. A declaração foi feita em entrevista ao UOL.

“Até o final do ano, sim. Vamos seguir o plano nacional de imunização. E onde o plano nacional não atuar, o plano estadual vai”, afirmou Doria.

São Paulo está imunizando a população com doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, e também com a vacina da Oxford/AstraZeneca. O estado recebeu mais de 500 mil doses do imunizante desenvolvido pela universidade britânica.

Sobre o risco de faltarem doses para a segunda aplicação das vacinas — tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford requerem uma segunda dose — Doria garantiu que o estado não enfrentará esse problema.

“Aqui não há risco. Teremos a segunda dose para todos que tomaram a primeira”, afirmou o governador.

Na entrevista, Doria cobrou do governo do presidente Jair Bolsonaro investimento na aquisição de mais vacinas. Para o governador, a administração federal “errou feio” ao apostar em um único imunizante, o da AstraZeneca/Oxford. Para o tucano, o Instituto Butantan é quem está “sustentando” a vacinação até agora no país.

“Nós precisamos que o governo federal forneça mais vacinas”, declarou. “O governo federal errou, e errou feio, ao escolher uma vacina. Hoje, o que sustenta o programa nacional é a vacina do Butantan, que chegou a ser proibida pelo presidente Jair Bolsonaro. Esse é o enfrentamento. Precisamos de mais vacinas”, completou.

Para Doria, Bolsonaro contribuiu para que houvesse atraso no início da campanha de imunização no país. O governador ainda acusou o governo federal de “sabotagem” ao resistir a aceitar a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan e ao interferir na decisão da Anvisa de aprovar o imunizante.

São Paulo foi o primeiro Estado a iniciar a imunização contra a Covid-19 no Brasil, em 17 de janeiro, no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da CoronaVac e da AstraZeneca/Oxford. Os primeiros a serem imunizados foram os profissionais de saúde que atuam na linha de frente.







 

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

2 minutos ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

7 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

12 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

22 horas ago