Categories: BrasilSão Paulo

Doria: Butantan irá produzir vacina sem depender de insumos da China

O Instituto Butantan vai produzir a CoronaVac sem depender de insumos importados da China ainda em dezembro deste ano. É o que garantiu o governador de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa na sede do Instituto nesta terça-feira (23).

Atualmente, o Butantan importa o insumo e fica responsável pelo envase, que é a etapa final de produção.

De acordo com o governador, a obra da fábrica que permitirá a produção nacional do imunizante será finalizada em outubro. Por isso, após a aprovação do espaço e transferência da tecnologia, o Butantan tem condições de assumir a produção industrial do imunizante. Doria estima que o processo seja concluído até o final do ano.

“Nós temos aí dezenas de funcionários trabalhando em jornadas de dez horas por dia para colocar a fábrica em conclusão até o mês de outubro. Em outubro, novembro, e dezembro, as instalações dos equipamentos serão feitas e ainda em dezembro deste ano termos a primeira dose da vacina do Butantan 100% produzida no Brasil. E a partir de janeiro, em escala evolutiva, para a produção industrial da vacina”, disse o governador.

Doria acompanhou o carregamento dos caminhões com 1,2 milhão de doses da vacina, que serão entregues nesta terça ao Ministério da Saúde.

Para 25, 26 e 28 de fevereiro ainda estão previstas liberações de 600 mil doses diárias. Desta forma, de hoje até domingo, São Paulo fornecerá um total de 3,9 milhões de doses ao PNI.

Logo no início de março, o Instituto vai disponibilizar mais 1,7 milhão de vacinas para a imunização do país, estando previstas remessas de 600 mil doses no dia 2 de março, de 500 mil em 4 de março e de mais 600 mil para 5. Na soma total, serão 5,6 milhões de frascos de hoje até 5 de março.

Ainda durante a coletiva desta terça (23), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que só que após finalizar a entrega das 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde, o instituto terá condições de entregar as 20 milhões de doses exclusivas solicitadas pelo governo paulista para vacinar toda a população de São Paulo.

“Doses adicionais poderão ser produzidas a partir de agosto. Terminando a entrega das 100 milhões [de doses] nós poderemos produzir as 20 milhões de São Paulo e as 30 milhões do Ministério e, eventualmente, ampliar essa solicitação”, disse Dimas Covas.







Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: ChinaCoronaVacCovid-19destaque-4Governo de São PauloInstituto ButantanJoão DoriaVacinaVacinação

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

10 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

11 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

12 horas ago