Em disputa apertada, Doria supera Márcio França e vence disputa em São Paulo

João Doria. Foto: Reprodução

O ex-prefeito de São Paulo João Dória do PSDB venceu o segundo turno para o governo de São Paulo, com 51,77% dos votos válidos. Com 98,49% das urnas apuradas, Márcio França do PSB ficou em segundo lugar, com 48,23% dos votos válidos.

Negando a política tradicional, Doria se elege outra vez e vira bandeira do PSDB

João Agripino da Costa Doria Junior, nascido em 1957, o mais do que nunca popular João Doria, é empresário, jornalista e publicitário, filiado ao PSDB desde 2001.

Tornou-se conhecido por ser entrevistador em talk-shows, palestrante e organizador de eventos empresariais. É criador e presidente licenciado do Grupo Doria.

Ingressou na vida pública como Secretário de Turismo da cidade de São Paulo e presidente da Paulistur, entre 1983 e 86, no governo Mário Covas, e presidente da Embratur, de 1986 a 88, no governo do ex-presidente José Sarney.

Em 20 de março de 2016 venceu as prévias do PSDB para ser o candidato do partido à Prefeitura São Paulo. Foi eleito logo no primeiro turno, fato inédito na história da cidade desde 1992, com discurso de negação da política tradicional.

No segundo ano de mandato, renunciou ao cargo para se lançar candidato ao governo do Estado, mesmo tendo assumido inúmeras vezes o compromisso de cumprir o cargo de Prefeito até o fim. Foi o mais votado no primeiro turno, com 31,77% dos votos válidos, e enfrentou o atual governador Márcio França, do PSB. Numa das disputas mais quentes que os paulistas já viram, Doria foi ao ataque contra o ex-aliado, declarou apoio à Jair Bolsonaro e foi alvo da viralização de suposto vídeo íntimo seu vazado poucos dias antes da votação.

Doria foi eleito uma das cem personalidades mais influentes de 2012 pela revista IstoÉ e um dos cem líderes de melhor reputação no Brasil em 2014, segundo pesquisa publicada no país pela revista Exame. Ele ainda é autor de dois livros; “Sucesso com Estilo” e “Lições para Vencer – do Sonho à Conquista”, lançados pela editora Gente.

– Veja as propostas do governador eleito por São Paulo João Doria

Comentários

 




    gl