Diretores da PRF são dispensados após Genivaldo ser morto em ‘câmara de gás’

Bolsonaro lamenta morte de Genivaldo e diz que haverá justiça. Foto: Clauber Cleber Caetano/Agência Brasil

Bolsonaro lamenta morte de Genivaldo e diz que haverá justiça. Foto: Clauber Cleber Caetano/Agência Brasil

Seis dias após o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, que morreu por asfixiamento mecânico quando colocado no porta-malas da viatura com gás lacrimogênio em abordagem em Umbaúba, em Sergipe, o diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal, Jean Coelho, e o diretor de inteligência da instituição, Allan da Mota Rebello, foram exonerados de suas funções.

Eles eram subordinados ao diretor-geral Silvinei Vasques, que permanece no cargo. Nenhuma justificativa foi apresentada pelo governo para as demissões. Os nomes dos substitutos também não foram divulgados.

As portarias de exoneração foram publicadas na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial da União e são assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Coelho e Rabello já haviam sido indicados, no dia 13 de maio, para cargos nos Estados Unidos. Os dois devem atuar como oficiais de ligação, em Washington, por dois anos.

+ Imprensa internacional compara caso Genivaldo com George Floyd

Três dias depois da divulgação de parte do boletim sobre a morte de Genivaldo, a PRF divulgou um vídeo afirmando que a morte indignou a corporação. Contudo, o tom da gravação difere do posicionamento publicado logo após a morte do rapaz, quando as autoridades defenderam que as técnicas usadas pelos policiais contra Genivaldo foram de menor potencial ofensivo.

Bolsonaro critica imprensa e defende PRF

Em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro criticou a imprensa, defendeu a PRF e disse querer justiça “sem exageros” no caso.

O chefe do Executivo federal declarou nesta segunda-feira (30) que “vai ser seguida a lei” e que “lamenta muito o ocorrido”, mas fez uma ponderação: “Não podemos generalizar tudo o que acontece no Brasil”. “A PRF faz um trabalho excepcional para todos nós”, completou.

Veja também:

+ Alceu Valença cobra autoridades por tragédia no Recife, a maior do século na região

+ Diante da maior tragédia do século no Recife, Bolsonaro diz que elas acontecem

Comentários

 




    gl