Dino mantém roteiro da posse de Lula e manda recado para extremistas

José Múcio, Flávio Dino e Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

José Múcio, Flávio Dino e Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Após reunião com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, e com o futuro ministro da Defesa, José Múcio, na manhã desta terça-feira (27), o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que o governo do DF disponibilizará 100% de suas forças de segurança para garantir ordem na posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo domingo (1).

“Terá mobilização integral, 100% das forças policiais do DF para garantir segurança a Lula, delegações estrangeiras e aos que virão a posse”, declarou o futuro ministro, destacando que o roteiro da posse está mantido.

“Não há nenhuma alteração. Ou seja, está mantido o roteiro desde a catedral. Como todo planejamento, ele envolve várias opções, porque há decisões que só são tomadas no momento por quem dirige a segurança e pelo próprio presidente Lula”, disse Dino.

“Então é papel da nossa equipe, em parceria com o governo do Distrito Federal, garantir um cardápio de opções. Então não há nenhuma alteração porque não há razão para alteração do planejado. O planejamento é dinâmico“, acrescentou.

O encontro entre as autoridades acontece após ameaças terroristas. Na véspera de Natal, George Washington de Oliveira Sousa, empresário apoiador de Jair Bolsonaro, tentou explodir uma bomba aos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília.


Leia também:

+ Lula pacificador, o terrorismo e a leniência às vésperas da Posse

+ Magoado: Luciano Hang não gostou da piada de Paulo Vieira com Véio do Rio


Dino reiterou o convite para que o povo compareça ao evento, afirmando que a posse irá ocorrer em “paz e segurança.

“Obtivemos do governador Ibaneis esse compromisso no sentido de que haverá mobilização integral. Ou seja, 100% das forças policiais do Distrito Federal, tanto da PM quanto da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, mobilizados para garantir segurança não só ao presidente da República, como também às delegações estrangeiras, assim como às pessoas que participarão do evento. Nós, de posse dessas garantias, temos toda a tranquilidade de reiterar o convite para que as pessoas participem da posse. A posse ocorrerá como programada, em todas as duas dimensões”.

O futuro ministro ainda enviou um recado aos extremistas bolsonaristas que ainda teimam em pregar um golpe de Estado.

“A democracia venceu e vai continuar a vencer. Todas as pessoas que virão à posse participarão de um evento em paz e retornarão para seus lares em paz. Não serão pequenos grupos terroristas, não serão pequenos grupos extremistas que vão emparedar as instituições e a democracia brasileira. Não há espaço para isso no Brasil, e essa é a mensagem principal que nós estamos aqui, com toda firmeza, transmitindo a esses pequenos agrupamentos, porque eles não têm espaço, não terão espaço, não venceram, não vencerão e nós contamos com o governo do Distrito Federal no cumprimento da garantia da ordem pública”, completou.

Comentários

 




    gl