Confira dicas para lidar com a tensão na véspera do Enem

Alunos do Ensino realizam atividades como meditação, artes marciais, dança e circo, com o objetivo de relaxarem antes das provas do Enem. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prova do Enem 2019 deve ser feita por mais de cinco milhões de estudantes em todo o Brasil, e serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Considerado o maior teste avaliativo do país, o exame permite ingressar em universidades públicas e privadas, estudar no exterior e participar de programas de financiamentos estudantis.

Por conta de todo esse processo, muitos estudantes se sentem pressionados e tensos antes e no momento da avaliação. Ao SRzd, o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari, Bruno da Silva Campos, listou dicas importantes para quem irá realizar o exame. Confira:

1. Como lidar com a ansiedade e a tensão?
O mais apropriado é criar um ambiente que permita algum relaxamento. O ideal é o jovem se resguardar antes da prova, buscando atividades que lhe de prazer e sejam calmas.

2. Dicas para poder relaxar?
O principal é não estudar mais, intensificar os estudos. Ouvir uma boa música, ver uma série favorita são favoráveis, pois podem distrair e aliviar a tensão da prova.

3. Como a família pode ajudar ou atrapalhar?
Evitando cobranças. Posturas que aumentem a cobrança sobre o candidato só pioram o estado de ansiedade. A primeira coisa que os pais devem estar atentos é dar suporte e segurança ao filho, acreditar que caso não passe, não é fim do mundo e que existirão outras oportunidades.

4. No dia da prova ou véspera quais são as recomendações?
O ideal é dormir cedo, fazer uma atividade que lhe dê prazer, evitar também comer comidas muito pesadas ou algo que faça sair da rotina que ele já esteja habituado. Atividades físicas como caminhadas ao ar livre para oxigenar o cérebro e cuidar do corpo ajudam a espairecer um pouco para que tudo flua melhor.

5. Estudar até a última hora, isso está certo?
Não. Para aqueles que forem prestar o Enem, é fundamental resistir ao sentimento de tentar estudar 24 horas na reta final – o que pode gerar mais condições de ansiedade que, por sua vez, “materializa-se” no “branco” na hora de responder às questões.

Comentários




    gl