Dez dicas para estudantes em tempos de quarentena

Estudo. Foto: Reprodução de Internet

Estudo. Foto: Reprodução de Internet

Nas últimas semanas, o Ensino a Distância (EAD) passou a ser uma das poucas opções para que milhões de alunos pudessem seguir com seus estudos ao mesmo tempo em que respeitavam as regras de distanciamento social. E muitos especialistas acreditam que a pandemia de Covid-19 deve acelerar de maneira extraordinária as transformações pelas quais o setor de educação vem passando.

E não são apenas as instituições de ensino que precisam se adaptar. O ensino remoto ainda é um enorme desafio para os estudantes. A receita para um bom aproveitamento, segundo Ana Cláudia Fleck, psicóloga e professora da ESPM, é organização – não apenas para seguir as aulas online, mas para cumprir todas as outras atividades necessárias ao aprendizado. A seguir, confira dicas para passar pelo período de quarentena sem comprometer o aproveitamento acadêmico:

– Considere, na sua agenda, todos os assuntos que envolvem sua vida pessoal: profissionais, acadêmicos e emocionais.

– Faça listas de prioridades e metas — diárias e semanais.

– Distribua suas atividades e metas pelos três turnos do dia. Observe qual é o seu momento de maior produtividade ao longo do dia. Algumas pessoas tendem a preferir as manhãs, outras a tarde e há quem produza melhor à noite.

– Caso tenha que dividir equipamentos eletrônicos, como computador, com outras pessoas da casa, organize um quadro especificando os horários e equipamentos para cada um. É importante que todos cumpram o que foi combinado.

– Faça um cronograma de tarefas diárias e realoque aquilo que não foi possível executar naquele dia.

– Faça uma pausa. Levante, lave o rosto, converse com pessoas, principalmente se perceber que sua produtividade está diminuindo.

– Mantenha horários de alimentação e sono conforme a sua rotina “normal”, porque seu corpo e sua mente entendem que você segue um padrão diário e ficarão mais adaptados a essa nova situação. A privação do sono prejudica a capacidade de atenção e de memória. Cuidado com o excesso de cafeína.

– Caso seja possível, com os devidos cuidados, pratique uma atividade física. Procure tomar 15 minutos de sol para estimular a produção de vitamina D, que ajuda na sensação de prazer e bem-estar.

– Desligue o celular durante os estudos para que possa desempenhar as atividades com mais concentração.

– E por último, faça algo para você. Assista um episódio da sua série preferida, medite, acesse as redes sociais, jogue, brinque.

Outro conselho da especialista é ter atenção às informações sobre a pandemia, saber filtrar as fontes e evitar o excesso de notícias, pois algumas pessoas tendem a ficar mais ansiosas e, assim, prejudicam os estudos.







Comentários




    gl